


Sobe, sobe, inflação sobe. Um ano de 2021 marcado pela escalada dos preços da energia
O ano de 2021 foi o ano da alta velocidade nas comunicações móveis com o 5G em Portugal, mas com uma TAP que não consegue levantar voo dos balanços negativos. Neste mundo das empresas, dos bancos, do dinheiro e do trabalho houve um indicador que se destacou.

Parque eólico ao largo de Viana completa um ano de atividade com novos projetos à vista
O Windfloat Atlantic, o parque eólico flutuante instalado largo de Viana do Castelo, acaba de completar um ano de operação. Com uma capacidade instalada de 25MW, o projeto atingiu em 12 meses "uma produção total acumulada de 75GWh, o suficiente para abastecer 60.000 pessoas". E, segundo fonte da EDP, que lidera o consórcio Windplus, promotor do parque, "a experiência adquirida permitirá, agora, desenvolver novos projetos dentro e fora de Portugal que conjuguem as preocupações económicas e climáticas".

Tudo sobre a detenção de Luís Filipe Vieira, as reações e outros destaques TSF
Líder encarnado vai passar a noite nas instalações da PSP, em Moscavide, e deve ser ouvido por um juiz esta quinta-feira.

Matos Fernandes descarta responsabilidade política na venda de barragens à Engie
Ministro do Ambiente diz que o Governo viu "sempre com bons olhos" que a EDP passasse a ser menos monopolista e acusa BE e PSD de tentarem condicionar a Autoridade Tributária.

AT arquiva inquérito a funcionário do fisco sobre venda de barragens da EDP
A decisão de arquivamento consta de uma informação que o gabinete da diretora-geral da AT remeteu à Comissão de Orçamento e Finanças, depois de Helena Borges ter sido chamada a esta comissão para explicar as circunstâncias em que este processo tinha sido aberto.

Ambiente morno em debate com o ministro Matos Fernandes no parlamento
O ministro do Ambiente esteve esta tarde na Assembleia da República a responder às questões dos deputados e, depois de no fim de semana ter sido acusado por Catarina Martins de privilegiar apenas os negócios, defendeu-se.

Ministro do Ambiente reconhece que venda de barragens é "incomum mas não afeta territórios"
Matos Fernandes acusou o movimento Terras de Miranda, mas também o PSD e o Bloco de Esquerda de propaganda política quanto ao negócio.

EDP defende que venda de barragens não estava sujeita a imposto de selo
A empresa considera que não faz sentido falar em "isenção fiscal" porque a operação não estava "sujeita ao imposto".

Processo será demorado. AT pode precisar de um ano para verificar negócio das barragens
Helena Borges admitiu não poder "falar de um prazo previsível" sobre este caso, que "é um entre muitos", embora tenha apontado que o prazo para a conclusão de um procedimento de inspeção é de seis meses, podendo ser objeto de extensão por dois períodos de três meses, quando a complexidade o justifica.

PS acusa PSD de "ataque calunioso" ao Governo
"Ataque calunioso" e "cedência ao populismo": acusações do grupo parlamentar do PS dirigidas ao PSD por causa de uma publicação nas redes sociais. O assunto? A venda das barragens da EDP.

"Lóbis dos poderosos." PSD acusa Matos Fernandes de ceder aos interesses da EDP
Adão Silva sugere que Matos Fernandes deixou que os interesses da energética se sobrepusessem ao Estado.

Terra de Miranda denuncia: sede da empresa que gere barragens transmontanas vai ficar no Porto
Ministro prometeu que a sede da Movhera ficaria em Miranda do Douro, mas o Movimento Cultural Terra de Miranda assegura que não é assim. A empresa já confirmou à TSF a localização definitiva da sua sede no município de Miranda do Douro.

Contratos das barragens "blindados" para fazer o que a EDP não fez
O presidente da APA considera que a venda das barragens da EDP aos franceses da ENGIE permitiu colocar nos contratos de concessão as medidas de mitigação ambiental.

Para ler ao meio-dia. Polícias cansados, as acusações do ministro e a polémica das barragens
Aproveite a pausa da hora de almoço para conhecer os temas que marcaram a manhã informativa da TSF.

PSD quer ouvir presidente da APA no Parlamento sobre polémica com barragens
Sociais-democratas querem esclarecer posição da APA ao longo do processo de venda de barragens pela EDP.

APA diz que documento apresentado na AR é uma avaliação interna, não um parecer
Mariana Mortágua apresentou um documento onde a Agência Portuguesa do Ambiente considera não estarem reunidas condições para a venda de barragens. A deputada diz saber que se trata de uma avaliação interna, não o parecer final, mas considera que que é relevante para o caso.

Venda de barragens pela EDP leva PS a chamar ao parlamento diretora-geral da AT
Grupo parlamentar deve entregar um requerimento esta quarta-feira.

Barragens: "Estado não tinha e não tem interesse em exercer direito de preferência"
Ministro do Ambiente acusa o Movimento Terras de Miranda de procurar ter um benefício próprio com a venda das infraestruturas.
