


Presidente da Finlândia ratifica adesão à NATO
Processo só será concluído quando for ratificado pela Hungria e pela Turquia. Esta tarde, recebeu luz verde da comissão de Negócios Estrangeiros do parlamento turco.

Turquia anuncia que vai ratificar adesão da Finlândia à NATO
Presidente finlandês está de visita a Ancara e reuniu-se com o homólogo turco.

"Seria inconcebível que a NATO não agisse em caso de ameaça à Finlândia e Suécia"
Jens Stoltenberg admite que está "ansioso" para acolher os dois países nórdicos como membros de pleno direito na Aliança Atlântica.

Ancara diz que Suécia deixa de contar com apoio turco na adesão à NATO
O Presidente turco diz que a Suécia não receberá o apoio do país "se não respeitar as crenças religiosas da República da Turquia ou dos muçulmanos".

Alemanha preparada para deixar Polónia entregar blindados Leopard a Kiev
Ministra alemã garante que o executivo liderado por Olaf Scholz não vai opor-se a um pedido neste sentido, ainda que este, para já, não exista.

Rússia ameaça com armas nucleares se Finlândia e Suécia aderirem à NATO
O vice-presidente do Conselho de Segurança e ex-presidente russo disse que "até ao verão deste ano, o mundo tornar-se-á mais seguro", porque a Rússia terá de reforçar as suas fronteiras terrestres com os países da NATO.

Suécia julga inaceitáveis ameaças russas sobre possível adesão à NATO
Os russos tinham ameaçado os países escandinavos com "graves consequências político-militares", caso se candidatassem à adesão à NATO.

Sociais-democratas da Suécia abrem debate sobre adesão à NATO
Uma reviravolta do maior partido sueco seria histórica e abriria o caminho para a adesão à NATO, uma vez que a vizinha Finlândia se prepara para tomar uma decisão até ao verão.

Obras de arte apreendidas pela Finlândia regressam à Rússia
Autoridades finlandesas anunciaram que apreenderam pinturas, estátuas e outras peças antigas emprestadas de museus russos para museus na Itália e no Japão.

Exército europeu? "A diferença seria muito pequena" nesta guerra
O historiador António José Telo defende que o futuro deve passar por uma estratégia comum de defesa na União Europeia. Um exército único, acrescenta, poderia ficar paralisado, caso um dos 27 países não concordasse com determinada intervenção militar. Travar Putin? "O Ocidente deve negociar com a China e não com a Rússia", defende.

Quatro mortos em queda de avião durante exercício da NATO na Noruega
O avião do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA tinha sido dado como desaparecido ao fim da tarde de sexta-feira, numa zona afetada por más condições climatéricas.

Ministros da Defesa da NATO voltam a reunir-se esta quarta-feira em Bruxelas
Portugal irá estar representado pelo ministro João Gomes Cravinho. O objetivo desta reunião é discutir sobre a situação do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

UE pode ter mais 65 a 70 mil milhões de euros por ano para gastar na defesa
O comissário europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, defende que a invasão da Ucrânia pela Rússia acelerou "esta tomada de consciência" por parte dos parceiros europeus.

Rússia e Bielorrússia suspensas do Conselho dos Estados do Mar Báltico
Esta suspensão permanecerá em vigor "até que seja possível retomar a cooperação baseada no respeito pelos princípios fundamentais do direito internacional".

Rússia não vai enviar observadores para próximas manobras da NATO na Noruega
As próximas manobras militares da NATO estão marcadas para este mês de março, na Noruega.

Parlamento da Finlândia debate pedido para referendo sobre adesão à NATO
Uma sondagem feita no país mostrou, pela primeira vez, uma clara maioria a favor da adesão da Finlândia à Aliança Atlântica.

"A Rússia tem um exército de cibersoldados"
O Diretor do Instituto Português de Relações Internacionais e ex-ministro da Defesa e Administração Interna, Severiano Teixeira, é o convidado desta semana da entrevista TSF/JN.

Entrada na NATO não é uma opção a ser considerada na Suécia e Finlândia
A primeira-ministra sueca e o presidente da Finlândia garantiram-no ainda ontem, em entrevistas à imprensa nórdica, considerando não haver ameaças reais à segurança nacional para se pôr a questão da NATO na mesa apesar da invasão da Ucrânia.
