


"Uma só voz." MNE alemã cita Mariza para elogiar e reforçar unidade europeia
Annalena Baerbock elogiou os "maravilhosos" faróis de Portugal, país em que "aprendeu a andar" e que está "no coração da Europa".

Ucrânia pede exclusão da Rússia das Nações Unidas
Kiev alega que a Federação Russa ocupou "ilegalmente o lugar da URSS" a partir de 1991.

Para onde vão os votos de Jean-Luc Mélenchon?
Jean-Luc Mélenchon foi o segundo candidato mais votado em Paris, reuniu 30% dos votos na primeira volta das eleições presidenciais, e ficou atrás de Emmanuel Macron, que soma 35% na capital francesa.

Macron considera "chocante" salário do português Carlos Tavares no grupo Stellantis
Carlos Tavares, presidente executivo do grupo automóvel Stellantis, recebeu um aumento salarial para 19,1 milhões de euros em 2021.

Três países dão 2,5 milhões para Tribunal Penal Internacional investigar crimes de guerra
Por seu lado, a União Europeia anunciou também na semana passada a atribuição de 7,5 milhões de euros para a formação de procuradores ucranianos para a investigação de possíveis crimes de guerra.

Polícia francesa chega à Ucrânia para investigar "crimes de guerra"
Esses polícias são "especialistas em cena de crime e identificação de vítimas". Acompanham também esta equipa dois médicos forenses que "poderão montar uma cadeia para examinar e identificar corpos".

Presidenciais francesas. 48,7 milhões de eleitores chamados a votar
A primeira volta das eleições presidenciais francesas começou este sábado em alguns territórios ultramarinos. Ao todo, 48,7 milhões de eleitores são chamados às urnas este domingo para eleger um dos doze candidatos ao Eliseu.

"Ninguém é intocável no direito internacional penal"
Trabalha em Nuremberga, ao lado da sala 600, onde em 1946 se sentaram os nazis em julgamento. Mestre em Direito Penal Internacional pela Universidade de Londres, Anabela Alves participou no julgamento de Slobodan Milosevic, conhece em detalhe os meandros da investigação e da prova e assegura que ninguém é intocável no direito internacional penal. Acredita que em breve haverá detenções pelos crimes cometidos na Ucrânia e lamenta o facto de ser por culpa dos países ocidentais que não se vai mais longe na aplicação do crime de agressão.

Macron prevê que Rússia vá reforçar ataques para proclamar vitórias no dia 9 de maio
O Presidente francês considera que o exército russo "vai concentrar todos os esforços no Donbass".

Paris convoca embaixador russo após comentário "indecente" sobre Bucha
Em causa está uma mensagem no Twitter publicada pela embaixada russa, entretanto removida, intitulada "film set" [cenário de filmagens] em comentário a uma foto de uma multidão de jornalistas, sugerindo que os massacres de civis cometidos em Bucha foram uma encenação.

UE dá 3 milhões de comprimidos de iodo a Kiev e cria reserva médica estratégica
Os comprimidos em causa podem ser utilizados para proteger dos efeitos nocivos da radiação.

Espanha expulsa 25 diplomatas russos por considerá-los "uma ameaça à segurança"
A iniciativa espanhola surge no seguimento de países como a Itália e a Dinamarca também anunciarem a expulsão de diplomatas russos.

Rússia promete retaliar após expulsões de diplomatas pela Europa
"A Rússia dará uma resposta à medida", garantiu a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zajárova.

"Risco para a segurança nacional." Dinamarca e Itália expulsaram um total de 45 diplomatas russos
Os agentes russos terão de sair da Dinamarca nas próximas duas semanas e, na Itália, o governo decidiu expulsar 30 diplomatas russos porque "representam um risco para a segurança nacional".

França junta-se a "abordagem europeia" e expulsa 35 diplomatas russos
Alemanha também anunciou a expulsão de 40 diplomatas.

Sete mortos e 34 feridos em ataque russo em Kharkiv
As autoridades locais referem que "uma dúzia de casas e um depósito de autocarros foram danificados".

Portugal defronta Uruguai, Coreia do Sul e Gana no Mundial. Conheça todos os grupos
Portugal assegurou a oitava presença num campeonato do mundo, que este ano se discute pela primeira vez no Médio Oriente. O Catar é o país anfitrião.

Reforma do Conselho de Segurança exige "consenso amplo" na ONU como alcançado sobre Ucrânia
Fonte diplomática explica que "se o conflito se mantiver nos níveis em que está", "não haverá uma remodelação [do Conselho de Segurança], porque para isso era preciso mudar a Carta das Nações Unidas".
