Aprovada revisão da orgânica do Estado-Maior e dos três ramos das Forças ArmadasConselho de Ministros aprovou alterações que estabelecem "um novo paradigma estrutural da defesa nacional e das Forças Armadas, de modo a otimizar o seu funcionamento, visando garantir o princípio fundamental da unidade de comando, dando continuidade e robustecendo reformas anteriores".
"A cultura de segurança e de defesa é pouco debatida no nosso país"É uma das principais figuras da Marinha portuguesa das últimas décadas. Fernando Melo Gomes foi chefe do Estado-Maior-General da Armada, esteve na Casa Militar da Presidência da República e, ao serviço da NATO, foi comandante da Euromarfor, uma força não permanente de reação rápida dedicada a operações humanitárias. Agora, lidera o Grupo de Reflexão Estratégica Independente, que se tem mobilizado contra as alterações à Lei da Defesa Nacional e à Lei Orgânica das Forças Armadas.
"Incongruente", "inadequada", "apressada". Antigos militares condenam reforma das Forças ArmadasGrupo de antigos militares entregaram um documento ao Presidente da República e aos partidos políticos onde defendem que seria mais sensato suspender a proposta do Governo.
"Militares não trabalham debaixo da mesa." Ex-chefe das Forças Armadas responde a ministroO ministro Gomes Cravinho afirmara que não se intimidava com "manobras" para "perpetuar a influência" nas Forças Armadas de "agremiações de antigos chefes militares".