


Forças de segurança. Testes de personalidade não resolvem "problema institucional"
Recrutamento dos futuros polícias vai passar a incluir testes de personalidade. Sociólogo fala em problema estrutural que não se resolve com estes testes.

Mais dois militares da GNR suspensos por suspeitas de agredirem imigrantes em Odemira
Outros cinco militares já tinham sido suspensos pela ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem.

O alerta de Marcelo para a saúde mental, novos testes para polícias e outros destaques TSF
A manhã fica marcada pelas declarações de Marcelo Rebelo de Sousa sobre a saúde mental, pelos novos critérios para o recrutamento dos futuros polícias e pelas novas regras para a testagem à Covid-19 antes da entrada em estabelecimentos ou eventos.

Testes no recrutamento da polícia. "Desconheço a existência de qualquer tipo de racismo" no SEF
O presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras acredita que os novos critérios para admissão às forças de segurança, que incluem testes de personalidade, são de difícil aplicação, e garante que no SEF não há racismo.

IGAI critica "discurso populista" sobre problema de racismo nas polícias
O presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia garante à TSF que as forças de segurança respeitam todos e rejeita qualquer rótulo.

Recrutamento dos futuros polícias com novos critérios a partir de 2022
Estas mudanças no recrutamento, nomeadamente ao nível dos testes de personalidade, vão ser concretizadas no próximo ano.

Ministra diz que forças de segurança têm dever acrescido de proteção dos migrantes
Francisca Van Dunem reiterou o "firme compromisso de defesa intransigente dos direitos de todas as pessoas que procuram em Portugal uma vida melhor".

Eduardo Cabrita: o ministro "passageiro", mas resistente a polémicas
Desde 2017, Eduardo Cabrita colecionou polémicas como ministro da Administração Interna.

Futuros polícias sujeitos a novos critérios de seleção
Grupo técnico elaborou novos campos de seleção e formação das polícias: agressividade, frustração, intolerância e instrumentos de avaliação psicológica como a robustez emocional, a abertura a ideias, ao sistema normativo de valores e complacência.

Cabrita defende que "Portugal precisa de cidadãos migrantes"
O ministro da Administração Interna considera que a migração legal é "uma prioridade" que obriga Portugal "a ser inflexível naquilo que é a gestão das fronteiras comuns europeias e o combate a fenómenos criminais que vivem da fragilidade humana extrema".

Cirurgias oncológicas sem atrasos, vacinação suspensa no Queimódromo e outros destaques TSF
Para ler ao meio-dia, também o processo disciplinar interno de três dos oito polícias condenados por agressões, injúrias e sequestro de um grupo de seis jovens do bairro da Cova da Moura, as celebrações do centenário de Saramago, o atleta olímpico que ganhou uma medalha de ouro porque lhe pagaram o táxi para o estádio e os anéis brilhantes em raios-X ao redor de um buraco negro.

PSP reabre processos disciplinares a três de oito polícias condenados em Alfragide
A direção nacional da PSP reabriu o processo disciplinar a três dos oito polícias condenados no caso da esquadra de Alfragide agora que a decisão judicial transitou em julgado.

Vacinas dos 12 aos 15 anos, caos nas conservatórias e outros destaques TSF
A manhã informativa da TSF ficou ainda marcada pelas queixas à IGAI sobre a atuação da polícia e pela perspetiva de despedimento coletivo de mais de 200 trabalhadores do grupo Altice.

Metade das queixas feitas à IGAI é contra agentes da PSP
Das 1073 queixas apresentadas registadas pela IGAI em 2020, 20% são por ofensas à integridade física, ou seja, 120 casos.

"Eduardo Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé"
Francisco Rodrigues dos Santos acusa o ministro da Administração Interna de ter mentido no Parlamento sobre os festejos do Sporting.

Cabrita reitera que Sporting não respondeu às perguntas colocadas pela IGAI
Quanto ao facto de não ter havido resposta do Sporting à inspeção da IGAI, o clube considerou lamentáveis as palavras do ministro.

Parlamento rejeita audição de Cabrita a propósito de festejos do Sporting
Questionado sobre as responsabilidades dos festejos, Eduardo Cabrita respondeu que as comunicações sobre manifestações são apresentadas às câmaras municipais, não tendo o Ministério da Administração Interna qualquer "competência de proibição de manifestação".

Festejos do Sporting. PSD quer explicações de Cabrita na AR sobre relatório da IGAI
O partido acusa Eduardo Cabrita de tresler o relatório da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) e de se ter desresponsabilizado dos incidentes.
