Imunidade natural é a única "hipótese que resta" face à baixa vacinação em ÁfricaQuando no mundo a taxa de vacinação a nível global já ultrapassa os 50%, África continua a ser o continente com menos vacinados e apenas 11% da população tem as duas doses iniciais.
PALOP têm todos taxas de vacinação contra a Covid-19 superiores à média africanaO continente africano tem agora uma cobertura vacinal de 11%. Já entre os PALOP, Cabo Verde tem neste momento 52% da população vacinada, Moçambique tem 30%, Angola está a chegar aos 16%, São Tomé e Príncipe tem 31% e a Guiné-Bissau está com 15% de cobertura.
Milhões de crianças por vacinar em África devido à pandemia ameaçam erradicação da pólioA pandemia teve um grande impacto na malária, na tuberculose, no VIH/Sida e na vacinação das crianças em África. A testagem do VIH em África caiu em 22% e a testagem da tuberculose caiu em 18% devido à Covid-19.
Sequelas em pessoas que eram saudáveis e tiveram Covid-19 levaram ao transplante pulmonarO cirurgião José Fragata alertou que "as sequelas pulmonares da Covid-19 são pouco conhecidas, mas vão aparecendo", e que os pulmões de alguns doentes ficaram semelhantes aos portadores de fibrose quística.