


IPCC alerta que situação climática "nunca foi tão grave" como agora
O Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, na sigla em Inglês) vai criar um novo relatório, cuja "necessidade nunca foi tão grande".

As críticas são muitas, mas, afinal, o que estipula o Pacto Climático firmado em Glasgow?
O Pacto Climático de Glasgow, aprovado na Cimeira do Clima das Nações Unidas, mantém a ambição de conter o aumento da temperatura em 1,5ºC (graus Celsius), promete mais apoios financeiros e regula o mercado do carbono.

Mudanças do clima são naturais, a visão de uma geógrafa e de um geólogo
A cimeira de Glasgow pretende levar a humanidade a diminuir as emissões de gases com efeito de estufa para conter o aquecimento do planeta e a as alterações climáticas.

Os raros glaciares africanos deverão desaparecer nas próximas duas décadas
No ano passado, o continente africano aqueceu mais rapidamente do que a média global de terra e mar juntos. O ano 2020 posiciona-se entre o terceiro e oitavo ano mais quente de sempre no continente

Matos Fernandes considera relatório do clima "muito preocupante"
Ministro do Ambiente garante que Portugal já está a investir na mitigação dos gases com efeito de estufa.

Alterações climáticas. UE diz que "não é demasiado tarde", mas é preciso agir "já"
No cenário mais pessimista, no qual as emissões de gases com efeito de estufa duplicariam em meados do século, o aumento da temperatura terrestre poderá alcançar níveis catastróficos, em torno dos 4 graus em 2100.

Temperaturas subirão na Europa a ritmo superior à média mundial
No novo relatório do painel mundial de cientistas e ativista, a frequência de ondas de frio e dias de neve diminui na Europa, em todos os cinco cenários traçados.

Londres diz que relatório da ONU sobre clima "é aviso muito sério" para o futuro
Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas estima que o limiar do aquecimento global em comparação com o da era pré-industrial vai ser atingido em 2030.

"Ponto quente." Mediterrâneo atravessará ondas de calor, secas e incêndios ainda piores
As temperaturas deverão aumentar mais depressa em torno do Mediterrâneo do que a nível mundial ao longo das próximas décadas, com impacto na agricultura, na pesca e no turismo, alerta a ONU.

Peritos da ONU avisam que aquecimento global ameaça cidades costeiras
Perto de 10% da população mundial e dos trabalhadores estão a menos de 10 metros acima do nível do mar. De acordo com os peritos, o nível do oceano pode subir 60 centímetros até ao final do século.
