


Investigação "Pegasus" vence primeira edição de prémio europeu de jornalismo
A investigação revelou que os telefones de 14 chefes de Estado e Governo e centenas de funcionários de governos de todo o mundo poderão ter sido espiados pelo 'software' Pegasus, comercializado pela empresa israelita NSO Group.

Apple lança atualização para combater falha explorada pelo spyware Pegasus
Ferramenta desenvolvida pelo Grupo NSO foi utilizada para espiar telefones de ativistas de direitos humanos, jornalistas e até chefes de estado.

Software Pegasus encontrado no telefone de três jornalistas franceses
Escândalo com o Pegasus eclodiu a partir de uma investigação jornalística internacional.

Arábia Saudita nega acusações de espionagem e Hungria recusa revelar se usou Pegasus
O Governo húngaro disse que nunca vai revelar se utilizou o Pegasus, por se tratar de informação secreta, insistindo que os serviços de segurança operam dentro da lei. A Arábia Saudita declarou que "não aprova esse tipo de prática".

Pelo menos 14 chefes de Estado e de Governo podem ter sido espiados no caso Pegasus
Na lista constam nomes como o rei de Marrocos, Mohammed VI, o Presidente francês, Emmanuel Macron, o Presidente iraquiano, Barham Salih, o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, e o primeiro-ministro egípcio, Mostafa Madbouly.

Telemóvel de Macron na lista de Marrocos para espionagem através do Pegasus
Pelo menos um telemóvel de Emmanuel Macron foi espiado a pedido das autoridades marroquinas, assim como 14 ministros franceses.

França pede inquérito sobre suspeitas de espionagem a jornalistas e advogados
Um consórcio de 17 órgãos de comunicação internacionais denunciou que jornalistas, ativistas e dissidentes políticos em todo o mundo terão sido espiados graças ao 'software' desenvolvido pela empresa israelita NSO Group.

Caso de espionagem em massa a jornalistas e ativistas é "totalmente inaceitável"
Jornalistas, ativistas e dissidentes políticos em todo o mundo terão sido espiados graças ao 'software' desenvolvido pela empresa israelita NSO Group. Ursula Von der Leyen lembrou que "a liberdade de imprensa é um valor central da União Europeia".
