


Marcelo diz que OE foi concebido para quatro anos e que a guerra implica "sacrifícios"
O Presidente da República já promulgou as medidas que considera urgentes para as famílias e empresas.

Ordem dos Médicos diz que reunião com ministra foi positiva e realça importância do diálogo
Muitas das intenções expressas no programa do Governo para a saúde exigem "orçamentos adequados", lembra Miguel Guimarães, considerando que "este é o momento-chave para que muitas, ou pelo menos uma parte" dessas intenções possam ser concretizadas.

Novo ministro da Educação "já conhece os dossiers" mas terá muitos desafios pela frente, diz Mário Nogueira
Mário Nogueira admite que já era esperada a escolha de João Costa para novo ministro da Educação. Em declarações à TSF, o secretário-geral da Fenprof considera que tem "uma vantagem" por já estar há seis anos na equipa ministerial da educação.

Mais de cinco mil enfermeiros apresentaram pedidos de escusa de responsabilidade
Mecanismo não iliba os enfermeiros da responsabilidade por erros que cometam, mas serve para assinalar que estes profissionais "não conseguem fazer tudo a todos em tempo útil".

Trinta e um enfermeiros do Hospital de Vila Franca de Xira pedem escusa de responsabilidade
Presidente do Sindicato de Enfermeiros diz que "todos os dias pelo menos um enfermeiro da Urgência do Bloco está a ser desviado para dar assistência à Urgência Geral", o que pode ter "consequências" para o doente.

"O que o PAN quer combater é precisamente a toxicidade, na política e nas políticas"
Inês Sousa Real aproveitou, numa entrevista conduzida por Fernando Alves, na Manhã TSF, para se defender do apelo da confederação de agricultores, que pediu o não voto no PS, porque este poderá negociar com o PAN. Ainda na mesma entrevista, a líder do partido ecologista lamentou que Rodrigues dos Santos prefira jogar ao ataque, em vez de apresentar propostas.

O pós-debate num título de jornal: "duas visões" na Ação Socialista, fim das "dúvidas" no Povo Livre
Edite Estrela, que dirige a Ação Socialista, e Sofia Matos, diretora da publicação Povo Livre, divergem quanto à leitura que fazem do debate entre Costa e Rio. Em entrevista conduzida por Fernando Alves, Edite Estrela revelou não ter visto nada de positivo no que Rui Rio apresenta de novo, e referiu mesmo que o PSD "comprometerá reformas do futuro". Já a social-democrata critica o PS por insistir "em soluções que estão falhadas num documento que não conseguiu aprovar".

Mais de dois mil enfermeiros pediram para sair de Portugal desde o início da pandemia
Logo a seguir à Suíça, a Espanha e o Reino Unido, apesar do Brexit, foram os principais destinos escolhidos pelos enfermeiros portugueses em 2021.

Classe média não consegue aceder à justiça, afirma bastonário
Menezes Leitão considera que "só os muito ricos conseguem pagar custas judiciais tão elevadas". É uma situação que o bastonário da Ordem dos Advogados considera "injusta".

Ordem dos Enfermeiros não recomenda vacinação de crianças e defende prioridade aos adultos
Bastonária Ana Rita Cavaco alerta que a saúde pública não pode ceder a "pressões políticas porque há surtos nas escolas".

Parlamento prepara-se para reduzir idade da reforma para pessoas com deficiência
A proposta apresentada pelo PS, já em fase de especialidade, permite que as pessoas com 80% de incapacidade possam pedir a reforma.

Fenprof diz que greve encerrou 95% das escolas
Dirigente da FENPROF adiantou que a participação dos professores no protesto "é elevadíssima".

"Eleições atípicas e imprevisíveis." Marques Mendes acredita que tanto o PS como o PSD podem ganhar
Marques Mendes só acreditará em sondagens "lá para meados de janeiro", porque entretanto tudo pode mudar. Se as eleições fossem hoje, no entanto, "o Partido Socialista seria um claro vencedor". O conselheiro de Estado culpa o Bloco e o PCP pela crise política e desresponsabiliza o Governo.

Eleições antecipadas? "Nenhum Presidente toma decisão" sem ponderar circunstâncias internas dos partidos
António Lobo Xavier não acredita que Marcelo Rebelo de Sousa não tenha ponderado as circunstâncias internas no PSD e CDS para pensar na data das eleições legislativas antecipadas. O antigo deputado do CDS-PP também considera que o BE e o PCP são os maiores responsáveis pela crise política instalada.

"Situação interna de partidos". Ferro diz a Marcelo que data de eleições "não seria irrelevante"
Presidente da Assembleia da República "frisou que, em qualquer dos casos, a data em que viessem a ser marcadas as eleições, em final de janeiro ou início de fevereiro, não seria irrelevante".

Marcelo faria tudo igual: entre críticas, prefere ter "avisado" das consequências
Chefe de Estado ouve esta quarta-feira o Conselho de Estado sobre a dissolução da Assembleia da República. A cerca de 24 horas da reunião, defende que se não tivesse avisado para a crise política, ver-se-ia questionado pelos portugueses.

Eleições são "a solução mais razoável", diz Augusto Santos Silva
O ministro Augusto Santos Silva vinca que ninguém se pode dizer surpreendido se a Assembleia da República for dissolvida e se o país for a eleições, visto que o aviso já tinha sido feito por Marcelo Rebelo de Sousa. Para o governante, o fator de instabilidade não foi Marcelo Rebelo de Sousa, mas sim os antigos parceiros de geringonça, que deixaram cair um Governo que apresentava "uma solução progressista".

AR dissolvida e Governo continuar em funções? Seria uma "situação estranha que nunca aconteceu"
O constitucionalista Tiago Duarte, Maria de Oliveira Martins, professora da Faculdade de Direito da Universidade Católica, e o professor catedrático João Duque analisam a crise política em Portugal, e admitem tratar-se de uma situação inédita em Portugal, que fragiliza o Governo mas ainda lhe permite continuar em funções.
