Amnistia Internacional prevê novo mandato "assustador" de Daniel Ortega na NicaráguaSão consideradas "práticas comuns", pela Amnistia Internacional, a repressão letal, detenções ilegais, maus-tratos, assédio e criminalização de defensores dos direitos humanos e jornalistas naquele território.
Milhares protestam em vários países para denunciar "fraude" nas eleições na NicaráguaUm comunicado lido em vários protestos simultâneos que correram em várias cidades exigia a libertação de mais de uma centena de "presos políticos" na Nicarágua, um novo órgão eleitoral "independente" do Governo Ortega e eleições "limpas" com supervisão internacional, entre outras reivindicações.
OMS pede que países americanos apoiem acordo para enfrentar futuras pandemiasO diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirma que "há consenso global emergente em torno da ideia de um acordo internacional juridicamente vinculativo sobre a preparação e resposta às pandemias".
Prémio Sakharov 2021: Navalny e mulheres afegãs entre os nomeadosOnze mulheres afegãs e o russo Alexei Navalny foram nomeados para o prémio que distingue a Liberdade de Pensamento. Mas também uma política boliviana, uma ativista sarauí e a organização Global Witness.
Ativistas denunciam morte de 12 indígenas na NicaráguaO Centro de Assistência Legal Jurídica para Povos Indígenas indicou que os residentes indígenas foram atacados "com catanas e armas, torturados e enforcados em árvores".
Ex-diplomata é o 32.º opositor do Presidente da Nicarágua detido antes das eleiçõesMauricio Diaz foi detido ao sair do Ministério Público, onde tinha sido interrogado na segunda-feira como parte das investigações levadas a cabo pelas autoridades desde maio contra vários opositores e jornalistas críticos do Governo.
Presidente do México propõe criar na América Latina "algo semelhante" à UELópez Obrador defende "um órgão verdadeiramente autónomo, que não seja lacaio de ninguém, mas mediador, a pedido e por aceitação das partes em conflito".
Castillo obtém a maioria dos votos nas eleições presidenciais peruanasO Júri Nacional Eleitoral ainda não proclamou o vencedor das eleições. Resta apenas 0,328% dos votos para contar.