


Japão desenvolve pauzinhos elétricos que criam sabor artificial do sal
Com o objetivo de combater a ingestão excessiva de sal, especialistas japoneses desenvolveram um dispositivo que, através dos pauzinhos, transmite íons de sódio, aumentando artificialmente o sabor salgado dos alimentos em 1,5 vezes.

OMS acompanha dezenas de casos de hepatite infantil de origem desconhecida
A organização adianta que os especialistas excluíram qualquer ligação com as vacinas contra a Covid 19.

OMS diz que "o medicamento de que a Ucrânia precisa é a paz"
Neste Dia Mundial da Saúde, Hans Kluge, diretor Regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Europa, expressou-se sobre a situação da saúde na Ucrânia e o apoio da OMS ao sistema de saúde ucraniano. A OMS reforça que vai apoiar a Ucrânia no curto e longo prazo. OMS revela que 80 mil bebés vão nascer, nos próximos 3 meses, com falta de apoio pré e pós-natal.

Medicamento molnupiravir contra a Covid-19 elimina o vírus ativo em três dias
Um estudo confirmou a superioridade do medicamento em adultos não hospitalizados com Covid-19 leve ou moderada e com risco de progressão para doença grave.

Amnistia avisa que invasão russa é uma repetição dos múltiplos "crimes de guerra" na Síria
A organização lembra que o mundo está a assistir "a ataques intencionais a infraestruturas civis, casas ou bombardeamentos de escolas".

Ucrânia acusa tropas russas de ataque a hospital psiquiátrico com 330 pessoas
O governador de Kharkiv, Oleh Synegubov, classifica o ataque como "crime de guerra contra civis".

ONU diz que mais duas maternidades foram destruídas na Ucrânia
Revelação foi feita pelo chefe do Fundo das Nações Unidas para a População, durante uma entrevista em vídeo com jornalistas da ONU.

OMS confirma 18 ataques a instalações médicas desde início da invasão
O ataque aéreo russo a uma maternidade e hospital pediátrico na cidade portuária de Mariupol e o bombardeamento de dois hospitais numa cidade a oeste de Kiev são os casos mais recentes.

Na Ucrânia, os centros de Covid-19 estão a tratar feridos de guerra
A Organização Mundial de Saúde está a montar um centro de coordenação e logística na Polónia para tratar e fazer chegar ajuda médica aos ucranianos. No primeiro relatório sobre a situação sanitária no país alerta que o sistema de saúde já era frágil, a pandemia agravou o cenário e a guerra está a deitar por terra o que restava.

Índia baixa pela primeira vez este ano barreira dos 20 mil casos diários
A taxa de positividade caiu para 1,68%, quando há cerca de um mês rondava os 17%.

Mais de 25% das mulheres já foi vítima de violência por parte do parceiro
Ainda não há números sobre a incidência no período da pandemia de Covid-19, e a OMS destaca que "a pandemia exacerbou os problemas que conduzem à violência pelo parceiro".

Timor-Leste registou na última semana quase 6% dos casos desde início da pandemia
Na última semana, o país registou dois mortos e quase 1230 casos de infeção.

Sarampo provoca alerta no Afeganistão
O número de infeções provocadas pela doença disparou em janeiro, e as principais vítimas são as crianças até aos 5 anos.

Timor-Leste entra na terceira vaga com pior semana desde setembro
Praticamente sem casos desde o início de outubro, Timor-Leste registou este ano um aumento significativo de novas infeções.

Todas as regiões da UE pela primeira vez com alto risco para viagens
Portugal continental, Açores e Madeira, estão classificados a vermelho-escuro, a pior categoria deste sistema de semáforos do ECDC.

Mais contagiosa do que a original. Linhagem BA.2 da variante Ómicron detetada em 57 países
Foi detetado um aumento acentuado no número de casos envolvendo a linhagem BA.2, que tem várias mutações diferentes da versão original, em particular na ligação da proteína spike às células humanas.

Milhares de toneladas de resíduos Covid-19. OMS fala em ameaça para o ambiente e saúde humana
A Organização Mundial de Saúde exemplifica que foram administradas globalmente mais de oito mil milhões de doses de vacinas, que produziram 144 mil toneladas de resíduos adicionas sob a forma de seringas, agulhas e caixas de segurança para as colocar.

Funcionários da OMS denunciam abusos e racismo do diretor regional no Pacífico
Segundo os funcionários que se queixaram, Takeshi Kasai é apresentado como responsável por uma "atmosfera tóxica" no escritório da OMS em Manila, que supervisiona uma vasta região que inclui o Japão e a China.
