


Ucrânia pede exclusão da Rússia das Nações Unidas
Kiev alega que a Federação Russa ocupou "ilegalmente o lugar da URSS" a partir de 1991.

Expulsão de diplomatas é "zumbido" para Putin. Europa tem de proibir compra de energia à Rússia
No Café Duplo da TSF, Miguel Poiares Maduro defende que só o fim das importações de petróleo e gás pode travar Vladimir Putin. Inês de Medeiros considera que a expulsão de pessoal diplomático mostra uma Europa unida contra o presidente russo.

"Neutralidade" da Ucrânia está a ser "estudada em profundidade"
Líder ucraniano não quer um "papel do estilo dos memorandos de Budapeste", assinados em 1994, quando três repúblicas soviéticas acordaram livrar-se de armas nucleares soviéticas em troca de integridade e segurança.

Exército europeu? "A diferença seria muito pequena" nesta guerra
O historiador António José Telo defende que o futuro deve passar por uma estratégia comum de defesa na União Europeia. Um exército único, acrescenta, poderia ficar paralisado, caso um dos 27 países não concordasse com determinada intervenção militar. Travar Putin? "O Ocidente deve negociar com a China e não com a Rússia", defende.

Guerra na Europa. Um mês de morte, destruição e medo
A guerra na Ucrânia vai entrar no 30.º dia na sexta-feira, se nada a travar entretanto, sem números confirmados de baixas, mas com mais de 10 milhões de pessoas em fuga e imagens de morte e destruição.

Kiev não está preparada para um eventual ataque com armas químicas
O presidente da câmara da capital admite que Kiev não se preparou para essa eventualidade. Vitali Klitschko diz que a Ucrânia sempre foi um país pacífico e nunca pensou estar nesta situação.

Zelensky pede à Alemanha para destruir o "novo muro" da Europa
O presidente ucraniano fez referência direta ao Muro de Berlim construído pela União Soviética em 1961 e derrubado em 1989, no início do colapso do regime comunista.

ONU não tem conhecimento de programa de armas biológicas da Ucrânia
O conselho de segurança esteve, esta tarde, reunido a pedido da Rússia. Moscovo acusou a Ucrânia e os Estados Unidos de terem desenvolvido armas biológicas, mas não apresentou qualquer prova.

Putin ordena reforço militar na fronteira em resposta a ações da NATO
O pedido foi feito durante uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia, parte da qual foi transmitida pela televisão russa.

Zelensky diz que acusação sobre armas químicas é propaganda russa
O Presidente ucraniano ameaçou a Rússia de que se fizer alguma coisa contra os ucranianos "receberá a resposta de sanções mais duras".

"Crise na Ucrânia reforçou a NATO"
Antigo embaixador de Portugal na NATO e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros afirma à TSF que "esta guerra reconfigura os poderes no mundo" e reforça o eixo Pequim-Moscovo. Para Portugal a boa notícia é que "os americanos redescobriram o valor estratégico da Base das Lajes".

Ambições e argumentos de Putin, avanço russo na Ucrânia e outros destaques TSF
Vladimir Putin diz que não tinha outra forma de defender a Rússia que não fosse o ataque à Ucrânia. Biden defende que as ambições do homólogo russo passam por restabelecer a União Soviética.

"Ambições de Putin vão muito além da Ucrânia, quer restabelecer a União Soviética"
Joe Biden alerta para o possível encorajamento que Putin pode sentir se não houver ação e sanções significativas contra a Rússia.

Jerónimo diz que capitalismo de Putin é "ataque à URSS", mas recusa aprofundar
Secretário-geral comunista apela a "soluções de diálogo" para pôr fim ao conflito na Ucrânia e diz que Putin, ao colocar Rússia como país capitalista, ataca a "notável solução" da União Soviética para "questão das nacionalidades dos povos". No fim, Jerónimo de Sousa recusou responder a perguntas.

Kiev pede reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU
Moscovo está a ser acusada de pretender invadir a Ucrânia. Há quase 200 mil soldados concentrados na fronteira.

Serão "muito difíceis". Rússia saúda disponibilidade de Biden para "conversações sérias"
O porta-voz do Kremlin já antecipou que as próximas conversações serão "muito difíceis" e devem conduzir a uma revisão da arquitetura de segurança europeia pós-Guerra Fria.

Nina Khrushcheva diz que Putin é um jogador que o ocidente não consegue decifrar
A bisneta de Nikita Khrushchev vive há 30 anos nos Estados Unidos onde ensina propaganda americana e relações internacionais. Ela defende que a atual crise tem algo em comum com a crise dos mísseis de 1962.

Jornalista afegã: "Eu não escolhi o jornalismo; a discriminação é que me trouxe ao jornalismo"
Afegã de 35 anos, jornalista, está em Portugal como refugiada. Por denunciar as violações cometidas pelos talibãs teve de sair do país onde não a deixaram crescer. Entrevista com uma mulher coragem.
