


Emissões poluentes em Portugal baixam 10% em 2020 face ao ano anterior
A ZERO destaca ainda a variação "muito positiva" em termos setoriais, sendo a agricultura a exceção.

Associação ambientalista Zero pede ao Governo suspensão de importações de gás da Rússia
A Zero acompanha "com extrema preocupação e consternação a trágica situação que se tem vivido" na Ucrânia e considera que a suspensão das importações "pode ajudar a acabar com a guerra".

Zero e Centro PINUS dizem que investimento público em floresta é "insuficiente"
As associações alertam que o financiamento público também "não chega" aos territórios com risco de incêndio "mais elevado".

Portugal não está dependente da compra de petróleo russo
Dados da Direção-Geral de Energia e Geologia mostram que a maior parte do petróleo que chega a Portugal tem o Brasil como origem. Francisco Ferreira defende que a Europa pode ultrapassar a dependência da matéria-prima russa.

Associações alertam para remoção incompleta de amianto nas escolas
Há materiais nas escolas, além do fibrocimento, que podem colocar em risco a saúde dos membros da comunidade escolar.

"Não basta parecer." Grandes empresas mundiais anunciam falsas reduções de emissões de gases
O "Relatório de Monitorização da Responsabilidade Climática Corporativa" denuncia tentativas de "greenwashing" levadas a cabo pelas grandes empresas a nível mundial.

"Situação alarmante." Zero queixa-se a Bruxelas por "má gestão" de fundos e "violação da diretiva Aves"
A associação ambientalista vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia contra o Estado Português. À TSF, Paulo Lucas diz que Portugal está a "caminhar a passos largos" para a extinção das aves estepárias e adianta que a aplicação do último plano de desenvolvimento rural "falhou redondamente".

Zero pede plano de gestão da água contra debate apenas em momentos de aflição
Francisco Ferreira alerta que a seca vai ser "mais frequente, mais violentar e mais prolongada" no país.

Mínimo em 31 anos. Centrais termoelétricas emitiram 4,8 milhões de toneladas de CO2 em 2021
A APREN e a Zero lembram que 2021 ficou também marcado pelo encerramento das últimas duas centrais termoelétricas a carvão, em Sines e no Pego.

Zero quer próximo ministro do Ambiente com mais peso político
Presidente da Zero fez o balanço de 2021, assinalando os aspetos positivos e negativos no que toca à sustentabilidade em Portugal.

Zero aplaude fecho de centrais a carvão e lamenta impacto ambiental do PRR
A cerca de um mês das eleições legislativas e com 2021 a chegar ao fim, a associação ambientalista Zero elenca os seis pontos mais positivos e negativos que marcaram o ambiente este ano, bem como as perspetivas para 2022, focando-se na sustentabilidade.

Zero envia aos partidos 126 propostas focadas na sustentabilidade
A pouco mais de um mês das eleições legislativas de janeiro, a Zero dá conta da necessidade de transição para um novo modelo económico focado no serviço às pessoas e comunidades.

Organizações ambientalistas recorrem à justiça contra avaliação ambiental do novo aeroporto
As organizações alegam que o caderno de encargos do concurso para o aeroporto do Montijo prevê a comparação de apenas três soluções e essa limitação à partida "inquina o processo e retira-lhe o caráter" de avaliação ambiental estratégica.

Emissões dispararam na avenida da Liberdade em Lisboa desde outubro
A associação ambientalista Zero sublinha que a cidade está "à beira de voltar a ultrapassar o valor-limite de dióxido de azoto", que sai dos carros, na avenida da Liberdade, "arriscando multa da União Europeia".

Na gaveta há seis anos. Zero volta a apelar ao Governo para aprovar legislação de proteção de solos
A legislação esteve em consulta pública em 2015 e nunca foi aprovada, apesar das promessas de responsáveis do Ministério do Ambiente.

Portugal ausente de compromisso para acelerar fim de veículos poluentes na Cimeira do Clima
De fora ficaram ainda países europeus com uma importante indústria automóvel, como França e Alemanha, bem como os Estados Unidos e China, e construtores como a Volkswagen ou Renault.

COP26 quer países ricos a ajudar pobres, AUTOvoucher em vigor e outros destaques TSF
Este primeiro esboço da cimeira do clima manifesta alarme e preocupação pelo facto de as atividades humanas terem causado até à data quase 1,1 °C de aquecimento global e de os impactos já estarem a ser sentidos em todas as regiões.

"Não estamos a conseguir fazer o suficiente", alerta a Zero
Manter o aumento da temperatura média global bem abaixo dos 2 graus é uma das medidas em destaque no primeiro esboço do que irá ser o acordo final da COP.
