Aristides de Sousa Mendes vai ter passeio com o seu nome em ParisAristides de Sousa Mendes emitiu vistos que salvaram milhares de pessoas do Holocausto.
Valores de Aristides devem ser inspiração porque perseguições não acabaram com Segunda GuerraAntónio Costa defende que as "perseguições" não terminaram. Aquilo com que Aristides de Sousa Mendes foi confrontado não acabou, diz o primeiro-ministro, que considera que o que está em causa hoje em dia é exatamente o mesmo: a proteção da vida e dignidade humana.
Ferro evoca Aristides, alertando para fenómenos atuais de ódio racial e "recusa do outro"Ferro Rodrigues vê com "sobressalto" o aumento evidente de antissemitismo, homofobia, xenofobia e rejeição das pessoas por serem diferentes, bem como o negacionismo em relação ao Holocausto e ao extermínio causado pelos nazis, e pede que "o exemplo [de Aristides de Sousa Mendes] seja o farol para tempos de novas dificuldades".
Cidades francesas juntam-se a homenagem a Aristides de Sousa MendesEm Bordéus, Bayonne e Hendaia, somam-se homenagens ao antigo cônsul português, entre as quais uma cerimónia no domingo na sinagoga de Bordéus e na segunda-feira uma missa na catedral Saint André de Bordéus, celebrada pelo arcebispo Jean-Paul James.