


Rui Moreira absolvido. MP não conseguiu provar "intenção de favorecer a Selminho"
A leitura do acórdão aconteceu esta sexta-feira no Tribunal de São João Novo, no Porto. O Ministério Público já anunciou que vai recorrer.

Caso Selminho. Rui Moreira conhece acórdão esta sexta-feira
O presidente da Câmara do Porto está acusado de prevaricação, por favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio, em prejuízo do município do Porto.

Azeredo Lopes absolvido no caso Tancos, o aviso de França sobre o Dakar e outros destaques TSF
Entre os destaques desta manhã estão também os dados do desemprego relativos a novembro de 2021 e a cada vez maior violência contra os assistentes técnicos do SNS. Pode ainda ler ou ouvir as entrevistas da TSF a Jaime Marta Soares e a João Tiago Machado.

Azeredo Lopes sai "de cabeça levantada" e "sem reparo". Defesa diz que processo foi uma "vergonha"
O antigo ministro, absolvido esta sexta-feira no processo de Tancos, garantiu que foi provado em tribunal que não houve qualquer problema ético na sua atuação. O advogado de Azeredo Lopes imputou culpas ao Ministério Público e polícia pelo encaminhamento deste processo.

Azeredo Lopes absolvido no caso Tancos. Autor do furto condenado a oito anos prisão
Todos os arguidos foram já absolvidos dos crimes de associação criminosa e tráfico de armas. O cabecilha do assalto foi condenado a oito anos de prisão, por terrorismo. Azeredo Lopes foi absolvido dos quatro crimes de que era acusado.

Caso Tancos. Julgamento termina esta sexta-feira com leitura do acórdão no Tribunal de Santarém
Estão em causa crimes como terrorismo, associação criminosa, denegação de justiça e prevaricação até falsificação de documentos, tráfico de influência, abuso de poder, recetação e detenção de arma proibida.

O (des)tempo da justiça em 2021
O tempo da justiça, neste ano de 2021, marcou o ritmo de um país, muitas vezes suspenso e à espera... outras vezes surpreendido pela vertigem e cadencia das decisões do ministério público e dos tribunais.

Processo Selminho. Ministério Público pede condenação e perda de mandato de Rui Moreira
O procurador do MP pediu a condenação de Rui Moreira, pelo crime de prevaricação, a uma pena suspensa, e a pena acessória da perda de mandato, argumentando que o autarca "foi o responsável e quem beneficiou" do desfecho do litígio entre a imobiliária da família de Rui Moreira, da qual era sócio, e o município a que preside.

Rui Moreira diz que foi "incauto" assinar procuração por indicação de Azeredo Lopes
Rui Moreira começou a ser julgado no Tribunal de São João Novo, no Porto, no processo Selminho, onde é acusado de prevaricação, por favorecer a imobiliária da família, da qual era sócio, em detrimento do município.

Tancos: julgamento vai ser reaberto para ouvir arguidos após alterações
Coletivo de juízes determinou que o julgamento seja reaberto para a tomada de declarações complementares dos arguidos que o requereram.

'Rentrée' judicial traz decisões a processos mediáticos
Entre os julgamentos mais mediáticos prestes a arrancar, o primeiro é dos 88 membros do grupo de 'motards' Hells Angels, por crimes como associação criminosa, tentativa de homicídio, roubo e extorsão, a 13 de setembro.

Tancos: Azeredo Lopes convicto de que agiu "com lealdade e lisura"
Azeredo Lopes responde pelos crimes de denegação de justiça e prevaricação, abuso de poder e favorecimento pessoal.

Quarta vaga em Portugal, trabalhadores soterrados em Belém e outros destaques TSF
Dois homens foram transportados para o hospital depois de terem sido resgatados pelo Regimento de Sapadores de Lisboa.

Juíza diz ser "solidamente previsível" que Rui Moreira seja condenado
Juíza Maria António Ribeiro invoca a "prova recolhida nos autos" e defende que o autarca "atuou em clara violação da lei", da qual tinha "plena consciência".

"Investigação paralela" da PJ Militar sobre Tancos foi "completamente ilegal"
A ex-procuradora-geral da República Joana Marques Vidal reiterou que a "investigação paralela" da PJ Militar ao furto do armamento de Tancos foi "completamente ilegal" e insistiu que a competência exclusiva para investigar o crime era da PJ.

O "cata-vento" Rio e o perigo da "contaminação do PSD pelas ideias do Chega”
Mede cautelosamente todas as palavras sobre o caso que domina a Justiça, mas como secretário-geral do PS não esconde o incómodo com o julgamento (público) de Sócrates. Desfere críticas incisivas à contaminação do PSD pelas ideias do Chega. Nem os altos e baixos da governação, nem a crise sanitária e social parecem abalar a segurança de um primeiro-ministro confiante em alcançar todos os objetivos na Presidência da UE.
