China nega responsabilidade pelo objeto espacial que atingirá a Lua em marçoInicialmente, pensava-se que a parte do foguetão em rota de colisão com a Lua pertenceria à Space X, mas depois os especialistas vieram afirmar que o objeto em questão teria sido lançado pela China, em 2014. Agora, o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês rejeita esta tese.
Afinal, foguetão que irá colidir com a Lua em março será chinês e não da Space XNum primeiro momento, tinha sido anunciado que se tratava de um módulo do Falcon 9, da Space X. No entanto, os peritos vieram agora admitir o erro e dizem que, afinal, o objeto que irá atingir a superfície da Lua a 4 de março deverá fazer parte de um programa de exploração lunar chinês. O astrónomo Jonathan McDowell explica o erro com a "falta de rastreio adequado destes objetos".
Colisão de módulo do Falcon 9 pode ajudar a revelar os mistérios e enigmas da LuaEspecialistas preveem que um dos módulos do Falcon 9, um foguetão lançado pela Space X há sete anos, poderá colidir com a Lua no início de março. O astrónomo Miguel Gonçalves explica à TSF que o fenómeno deverá ajudar os cientistas a compreender melhor a Lua, "um corpo sem atmosfera e que continuar a ser um grande enigma".
Módulo de foguetão da Space X em risco de colidir com a Lua em marçoO Falcon 9 foi lançado em 2015, mas o seu módulo superior ficou "abandonado" num local sem combustível nem energia. Especialistas dizem que, "muito provavelmente", irá atingir o lado mais distante da Lua, perto do Equador, a 4 de março.