


Guterres alerta que Afeganistão vive "horas difíceis" e apela a ajuda global
Conferência internacional realizada esta segunda-feira tem o objetivo de recolher mais de 500 milhões de euros para ajudar afegãos.

Sonho paralímpico concretiza-se. Dupla afegã consegue competir em Tóquio
Depois de terem estado impedidos de sair do Afeganistão, Hossain Rasouli e Zakia Khudadadi conseguiram chegar a Tóquio para participar nos Jogos Paralímpicos.

Falta de financiamento internacional deixa sistema de saúde afegão à beira do colapso
O ministro da Saúde foi o único governante que não fugiu do país e que continua no cargo apesar da queda do Governo afegão.

"Esta força nacional, de quatro homens apenas, foi a Cabul honrar dívidas de gratidão"
À chegada a Portugal, os quatro militares portugueses que estavam a operar na missão de retirada em Cabul foram recebidos e elogiados pelo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.

Reino Unido deve terminar evacuação de Cabul "dentro de horas"
Boris Johnson garante que vai revirar o céu e a terra para ajudar os afegãos que o Reino Unido foi obrigado a deixar para trás.

Número dois dos taliban em Cabul para formação do novo governo
Uma fonte oficial dos taliban disse que Baradar irá encontrar-se em Cabul com "líderes e políticos jihadistas para estabelecer um governo inclusivo".

Taliban falam pela primeira vez. "Ninguém vai sofrer vingança"
Em conferência de imprensa, os taliban disseram querer incluir as mulheres no Governo.

"Caos e medo." Guterres pede proteção dos direitos humanos no Afeganistão
Secretário-geral da ONU espera que todos os países trabalhem em conjunto para "suprimir a ameaça terrorista mundial no Afeganistão".

Maioria dos portugueses no Afeganistão já foram retirados. Restantes devem sair em breve
O Governo afirma que Portugal não tem, "neste momento, nenhum motivo de preocupação com essa dimensão de portugueses civis que ainda estão em Cabul", e garante que os que ainda estão naquele país "serão retirados proximamente.

"Interpretação extremista" da lei islâmica pelos taliban pode levar a "retrocesso dos direitos humanos"
A Amnistia Internacional manifesta preocupação em relação à reconquista de Cabul pelos taliban. Pedro Neto admite que "o que está a acontecer agora é um escalar monumental de tudo o que eram os conflitos e as tensões" e não acredita nas declarações pacíficas do grupo guerrilheiro.
