António Filipe

António Filipe defende "aprofundamento do voto presencial" nas comunidades portuguesas

O deputado do PCP durante mais de 30 anos explica que o Chega tem direito a apresentar um candidato à presidência do Parlamento. Entrevistado por Fernando Alves na Manhã TSF, António Filipe refere, no entanto, que o candidato "terá de se submeter à votação" dos deputados "tal como todos os outros". No momento em que abandona o Parlamento, António Filipe garante ainda que irá manter-se "o mais ativo possível" na vida política nacional, ainda que "do lado de fora" do hemiciclo.

Entendimento da esquerda? Carlos Matos Gomes não acredita que pedido seja ouvido

Entendimento da esquerda? Carlos Matos Gomes não acredita que pedido seja ouvido

Mais de 30 personalidades enviaram uma petição às direções do PS, BE, PCP e PEV apelando a um "entendimento das forças de centro-esquerda e esquerda" para formar uma "maioria parlamentar". Carlos Matos Gomes é um dos signatários. O capitão de abril defende que os partidos de esquerda deviam esclarecer se estão disponíveis para um entendimento, ainda antes das eleições, mas não acredita que "seja viável".

Jorge Sampaio

"O homem que inventou a frase '25 de Abril sempre' merece ser o 25 de Abril"

"Foi ele que me disse: eu vou ser candidato à Câmara Municipal de Lisboa, e penso que seria excelente se conseguíssemos um entendimento entre o PCP e o PS." Carlos Brito, antigo dirigente do PCP, não esquece a aproximação que Jorge Sampaio promoveu numa candidatura inédita à Câmara de Lisboa. Não foi nada fácil vencer os preconceitos dentro do Partido Comunista, admite, mas Jorge Sampaio foi o símbolo do "aplanar das dificuldades". Por esse e outros motivos, o antigo dirigente comunista caracteriza o antigo autarca e Presidente da República como "uma das maiores figuras da nossa democracia ", manifestando, por isso, um "profundíssimo desgosto" pela sua morte.