Verdes Anos no corpo de uma guitarra portuguesa"Está tudo no tempo certo e está tudo bem quando nós ouvimos a Mafalda." As palavras são de Luísa Amaro, que encontra na jovem do Porto "a respiração e a pulsação do Carlos Paredes". No passado sábado, elas foram duas entre seis mulheres, seis intérpretes, que na Voz do Operário, em Lisboa, prestaram tributo ao grande mestre, que dizia ser apenas um homem que sabia tocar guitarra. Mafalda Lemos tem 19 anos, começou pela guitarra clássica até que, ainda pequena, ouviu o som que a deixou "fascinada". E convenceu-se de que seria capaz. As mulheres, a guitarra portuguesa e os mágicos movimentos perpétuos, em Uma Questão de ADN.
Jerónimos iluminam desenhos do séc. XVI "escondidos" nas paredes do mosteiroO Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, ilumina-se, para assinalar os 500 anos da morte de D. Manuel I. Além dos desenhos do mestre João de Castilho, fica em exposição uma armadura do rei, haverá uma missa evocativa e um concerto de música do Renascimento.
Morreu o "mais antigo e conceituado" construtor de guitarras Gilberto GrácioColaborou com o guitarrista Carlos Paredes. Morreu aos 85 anos, num hospital em Lisboa.
Figueira Jazz Fest: juntar o jazz e o cancioneiro portuguêsO Figueira Jazz Fest nasceu com a ideia de "casar" o jazz com o cancioneiro português em pleno ano de pandemia; 2020.