


Governo cubano diz que marcha cívica da oposição foi "uma operação fracassada"
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cuba salientou que houve uma "tentativa de criar uma imagem artificial totalmente contrária ao que está a acontecer nas ruas", e voltou a acusar os Estados Unidos de terem orquestrado a organização da marcha cívica.

Em Cuba chegou o dia de protestos mas a censura não deixa saber o que se passa
Preparando-se para impedir as manifestações, desde sábado que o regime cubano aumentou a repressão na ilha e nas últimas horas a situação tem piorado.

"Se em Cuba faltam comida e medicamentos, não é por causa do bloqueio americano"
Guillermo Fariñas é um dos mais conhecidos opositores cubanos. Já fez 26 greves de fome pela democracia na ilha. Entrevista com o Prémio Sakharov 2010 antes dos protestos marcados para dia 15.

"Em Cuba as farmácias e os supermercados continuam a parecer cemitérios"
Entrevista a Abraham Jimenez Enoa, jornalista fundador da revista El Estornudo.

Cuba acusa UE de mentir e manipular ao apoiar manifestantes do 11 de julho
O ministro cubano dos Negócios Estrangeiros, Bruno Rodríguez, reagiu ao comunicado do alto representante da União Europeia Josep Borrell, que manifestava a solidariedade de Bruxelas para com os cubanos que expressam "pacificamente os seus pontos de vista".

"Tinhamos tanta fome que comemos o medo", diz jornalista cubana
Nas últimas horas, Yoani Sanchez conseguiu colocar na internet um pequeno podcast sobre as manifestações no país e sobre o que se seguiu. Ela defende que os cubanos não vão recuar.

Rússia critica desestabilização e "ingerência estrangeira" em Cuba
Também os Estados Unidos já expressaram a sua preocupação com a situação em Cuba, avisando que denunciarão qualquer uso de violência contra "manifestantes pacíficos".

Organização dos Estados Americanos condena Cuba por apelar à repressão de protestos
Governo dos Estados Unidos já e mostrou "muito preocupado" com os apelos feitos pelo Presidente cubano, Miguel Diaz-Canel, para se "combater" os protestos contra o regime na ilha.

Presidente cubano exorta apoiantes a saírem às ruas em resposta a manifestações
Centenas de pessoas saíram à rua em Havana em manifestações pacíficas, que foram intercetadas pelas forças de segurança e brigadas de apoiantes do Governo, tendo-se registado violentos confrontos e detenções.

Milhares em manifestação inédita nas ruas de Cuba contra o Governo
Gritando palavras de ordem como "Pátria e vida", o título de uma canção polémica, "Abaixo a ditadura" e "Nós não temos medo", os manifestantes, na sua maioria jovens, desfilaram nas ruas de San Antonio de los Baños.
