


EUA exige ao "autocrata repressivo" Daniel Ortega que liberte presos políticos
A Casa Branca defende que que "o foco continua a ser o estabelecimento da democracia na Nicarágua". A libertação de presos políticos é também considerada muito importante e seria um primeiro passo concreto.

Washington apela aos países democráticos para "reforçarem laços com Taiwan"
O ministro dos Negócios Estrangeiros nicaraguense, Denis Moncada, considerou que "a República Popular da China é o único governo legítimo que representa toda a China e Taiwan é uma parte inalienável do território chinês".

Governo da Nicarágua escondeu entre seis mil e nove mil óbitos pelo coronavírus
O sindicato dos médicos da Nicarágua tem estado no centro do debate pandémico devido às críticas ao Governo e pelo menos 16 clínicos foram demitidos de hospitais públicos sem explicações, após exigir equipas de biossegurança e recomendar medidas de prevenção.

Amnistia Internacional prevê novo mandato "assustador" de Daniel Ortega na Nicarágua
São consideradas "práticas comuns", pela Amnistia Internacional, a repressão letal, detenções ilegais, maus-tratos, assédio e criminalização de defensores dos direitos humanos e jornalistas naquele território.

Presidente da Nicarágua diz que maioria dos deputados da UE é "fascista, nazi"
Ortega critica também Espanha, onde "os descendentes do regime franquista, que massacraram e assassinaram o povo espanhol" permanecem e ocupam "ainda espaços de poder".

UE denuncia que eleições na Nicarágua foram último passo para "regime autocrático"
Para a UE, "a integridade do processo eleitoral foi esmagada pelo encarceramento sistemático, pelo assédio e intimidação dos pré-candidatos presidenciais, líderes da oposição, líderes estudantis e rurais, jornalistas, defensores dos direitos humanos e representantes empresariais", defende Josep Borrell.

Ex-diplomata é o 32.º opositor do Presidente da Nicarágua detido antes das eleições
Mauricio Diaz foi detido ao sair do Ministério Público, onde tinha sido interrogado na segunda-feira como parte das investigações levadas a cabo pelas autoridades desde maio contra vários opositores e jornalistas críticos do Governo.
