


Primeira sessão plenária da nova legislatura dura 15 minutos e é presidida por Edite Estrela
A sessão será retomada pelas 15h00 para a eleição do presidente da Assembleia da República.

"Movem-me causas, não me movem cargos." Edite Estrela em Uma Questão de ADN
Sobre a futura mesa da Assembleia da República, "continuarei a guardar silêncio". Edite Estrela prefere esperar pela confirmação das escolhas do Partido Socialista, afirmando que sejam quais forem os nomes, terão o seu voto. A conversa é outra, ao lado do neto que, a 30 de janeiro, votou pela primeira vez. Um dia simbólico para Diogo Maria Cardoso, que às vezes dá por ele a pensar: "Não sei como é que a minha avó atura isto..."

"Movem-me causas, não me movem cargos." Edite Estrela mantém o silêncio quanto à presidência da AR
Edite Estrela votará a favor de qualquer que seja a opção do Partido Socialista para a presidência da Assembleia da República, e não avança se é mesmo a escolha da sua força política, como tem sido noticiado. No entanto, não hesita em admitir que "temos necessidade de aumentar a representação feminina nos cargos de poder".

Travado ataque terrorista em Lisboa, cyberbullying contra colegas de escola e outros destaques TSF
O atentado travado pela PJ estava marcado para sexta-feira e o alerta foi dado pelo FBI. O detido é um jovem português.

Laboratórios Germano de Sousa atacados, UE espera crescimento português e outros destaques TSF
As ligações informáticas com os hospitais da CUF, que são parceiros laboratoriais, foram suspensas por "uma questão de segurança".

Ferro, solidário com Edite Estrela, não se envolve com próxima Mesa do Parlamento
Na conferência de líderes parlamentares, o ainda presidente do Parlamento lamentou "vis ataques pessoais" à deputada. Chega quis solidariedade, IL quer mudar de lugar.

Costa e a formação de Governo: "O Presidente da República é que vai decidir"
O secretário-geral do PS alerta que o papel dos portugueses é o de decidir "quem governa e como governa".

PS com apelos ao voto e o exemplo de Medina, que não "nega cenários" depois das eleições
Pelas ruas de Moscavide, Fernando Medina aconselhou os apoiantes a "não confiar em sondagem nenhuma".

As exigências do Chega para o PSD, MP quer Cabrita arguido e outros destaques TSF
A manhã de sexta-feira também ficou marcada por novos dados revelados pelo INE, que refere que as mortes por Covid-19 registadas no ano passado correspondem a 9,6% do total de óbitos.

O pós-debate num título de jornal: "duas visões" na Ação Socialista, fim das "dúvidas" no Povo Livre
Edite Estrela, que dirige a Ação Socialista, e Sofia Matos, diretora da publicação Povo Livre, divergem quanto à leitura que fazem do debate entre Costa e Rio. Em entrevista conduzida por Fernando Alves, Edite Estrela revelou não ter visto nada de positivo no que Rui Rio apresenta de novo, e referiu mesmo que o PSD "comprometerá reformas do futuro". Já a social-democrata critica o PS por insistir "em soluções que estão falhadas num documento que não conseguiu aprovar".

Lista de deputados do PS. Carneiro fala em experiência "para dar suporte a um Governo estável"
O secretário-geral adjunto do PS respondeu ainda à exclusão de Francisco Assis da lista, lembrando que "também se faz política" fora do Parlamento.

António Costa considera que Mário Soares reunia as "qualidades que constituem um herói"
O primeiro-ministro esteve na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde decorreu a cerimónia de lançamento do volume zero da coleção intitulada "Obras de Mário Soares".

"Ganhaste? Vais aprender." Sem protocolo, transição nas câmaras segue o "bom senso"
Fernando Seara chegou com alguma surpresa - confessa o próprio - à liderança da câmara de Sintra em 2001. Não houve cerimónia ao receber o poder de Edite Estrela, mas os primeiros meses foram de aprendizagem.

Morte de Sampaio. Ximenes Belo presente no velório agradece contributo para a causa timorense
O bispo Ximenes Belo concorda que o antigo chefe de Estado foi decisivo para a independência de Timor-Leste, ressalvando que teve esse papel "entre outras personalidades portuguesas".

País unido em homenagem a Sampaio. O luto nacional pelo "homem bom" e de lágrima fácil
Uma figura que reuniu consensos e as histórias de um Presidente que ficou para a História. Este é o dia em que morreu Jorge Sampaio, e a TSF dedica-lhe um especial, para acompanhar ao longo do dia.

"O homem que inventou a frase '25 de Abril sempre' merece ser o 25 de Abril"
"Foi ele que me disse: eu vou ser candidato à Câmara Municipal de Lisboa, e penso que seria excelente se conseguíssemos um entendimento entre o PCP e o PS." Carlos Brito, antigo dirigente do PCP, não esquece a aproximação que Jorge Sampaio promoveu numa candidatura inédita à Câmara de Lisboa. Não foi nada fácil vencer os preconceitos dentro do Partido Comunista, admite, mas Jorge Sampaio foi o símbolo do "aplanar das dificuldades". Por esse e outros motivos, o antigo dirigente comunista caracteriza o antigo autarca e Presidente da República como "uma das maiores figuras da nossa democracia ", manifestando, por isso, um "profundíssimo desgosto" pela sua morte.

Ferro encerra último plenário da sessão com desejos de "menos Covid" e "as maiores venturas"
Ferro Rodrigues despediu-se dos deputados presentes no plenário "desejando a todos as maiores venturas", isto "sem ter nada que ver com os nomes dos deputados".
