


"A Europa está à beira de um choque energético como provavelmente nunca teve na sua História"
Devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o preço do petróleo pode chegar aos 140 dólares. O aviso é do engenheiro e professor universitário especializado em engenharia de petróleos, António Costa Silva. Entrevistado pelo jornalista Fernando Alves na Manhã TSF, Costa Silva afirma que Vladimir Putin usa a dependência da Europa em relação ao gás russo como uma "arma geopolítica".

"O que a Rússia vai fazer é uma ocupação delimitada. Depois vai parar e exigir negociações"
Está em curso uma operação militar russa na região de Donbass. Para o coronel Carlos Matos Gomes, entrevistado pelo jornalista Fernando Alves na Manhã TSF, as negociações exigidas pela Rússia vão passar pela "desmilitarização da Ucrânia" e o "estabelecimento de um acordo entre os EUA e a Rússia que obrigue a que a Ucrânia seja uma zona neutra".

Conselho Superior de Defesa Nacional vai ponderar "resposta das Forças Armadas" ao conflito na Ucrânia
Marcelo Rebelo de Sousa justificou à TSF a reunião que vai acontecer ao início da tarde.

Refugiados. Bispos e autarcas juntam-se para consolidar Mediterrâneo como "fronteira de paz"
Papa Francisco vai estar presente no encontro no Mediterrâneo no próximo domingo, na cidade italiana de Florença.

Votos dos emigrantes. "Quatro deputados não podem representar quase cinco milhões de portugueses"
José Cesário defende que o número de deputados eleitos pelo círculo da Europa não corresponde à quantidade de portugueses espalhados pelo continente, e postula que estes votantes não sejam mais "ignorados". Em entrevista com Fernando Alves, na Manhã TSF, admite também que Rio já não tem condições políticas para continuar na liderança, e reconhece que, com o tempo, a Assembleia da República tem ficado mais pobre na sua composição.

"Competitividade extrema" entre partidos na AR tem levado a uma "luta desmesurada pelo controlo"
Jorge Lacão, na despedida da Assembleia da República, aponta caminhos de reflexão para uma maior "racionalidade" na atividade do Parlamento. À conversa com Fernando Alves, na Manhã TSF, reflete ainda sobre o potencial inexplorado das revisões constitucionais que ocorreram ao longo do tempo, e admite a consternação face à tensão entre a Rússia e a Ucrânia.

António Filipe defende "aprofundamento do voto presencial" nas comunidades portuguesas
O deputado do PCP durante mais de 30 anos explica que o Chega tem direito a apresentar um candidato à presidência do Parlamento. Entrevistado por Fernando Alves na Manhã TSF, António Filipe refere, no entanto, que o candidato "terá de se submeter à votação" dos deputados "tal como todos os outros". No momento em que abandona o Parlamento, António Filipe garante ainda que irá manter-se "o mais ativo possível" na vida política nacional, ainda que "do lado de fora" do hemiciclo.

Russos regressam às bases, levantada imunidade de Álvaro Amaro e outros destaques TSF
NATO quer esperar para ver uma real diminuição da escalada no terreno, mas admite que os sinais que chegam de Moscovo vão no sentido de prosseguir os esforços diplomáticos.

Telmo Correia considera sobrevivência do CDS "extremamente difícil" mesmo com novo líder
O antigo líder parlamentar do CDS considera que os resultados do partido nas últimas eleições foram "uma tragédia". Em entrevista a Fernando Alves, na Manhã TSF, Telmo Correia reconhece que o CDS teve "uma perda considerável", afirmando que o regresso será um caminho "muito difícil", mesmo com a liderança de Nuno Melo.

Falhas nos cabazes de famílias carenciadas, o retrato universitário da violência no namoro e outros destaques TSF
Esta segunda-feira também é destaque o Dia Nacional do Doente Coronário, onde a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) divulgou dados sobre o tratamento ao enfarte agudo do miocárdio, em Portugal.

A poesia está no ar a partir deste domingo, num barco com navegação à vista até 2027
No Dia Mundial da Rádio, Oeiras celebra a vida da telefonia com um feito especial. Uma nova rádio vive neste domingo o seu dia zero, com a palavra como valor máximo. A TSF conversou com André Cunha, um dos fundadores da poesia.fm.

"A vida de artista é feita de surpresas." Parisienses curiosos com "As Três Graças" de escultor português
A iniciativa de diplomacia bilateral Portugal-França, decorrerá entre fevereiro e outubro de 2022 e visa aprofundar o relacionamento cultural entre os dois países. O jornalista Fernando Alves entrevistou Pedro Cabrita Reis, antes da inauguração oficial da exposição "As Três Graças" da autoria do artista, no Jardim das Tulherias, junto ao Museu do Louvre.

Portugal sem dados sobre aborto desde 2018 e BE quer saber porquê
No dia em que passam 15 anos do referendo à despenalização da interrupção voluntária da gravidez (IVG), Bloco de Esquerda questiona governo sobre onde estão os números dos últimos anos. Últimos dados divulgados são de 2018.

"Neste momento, há reprodução todo o ano. A vespa asiática é um problema de saúde pública"
Vespa velutina lhe chamam, mas ela não vem com pés de veludo. Manuel Gonçalves, presidente da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, entrevistado por Fernando Alves, na Manhã TSF, garante que a proliferação desta espécie é já um problema de saúde pública, e pede apoios compensatórios, bem como um programa de efetivo combate à invasora.

"A última curva do caminho" de Nicolau Coelho, por Manuel Jorge Marmelo
Livro de Manuel Jorge Marmelo retrata o fim de vida do escritor Nicolau Coelho.

"Ulisses": obra maior de James Joyce e "texto muito difícil" comemora um século
Tradutor do livro em Portugal aconselha os leitores deste livro a fazerem trabalho de casa.

"Grande sucesso." Nasceram sete aves de rapina em vias de extinção em Moura
Na Herdade da Contenda, no Alentejo, nasceram sete abutres-pretos, uma espécie em sério risco de extinção. Pedro Rocha, diretor-executivo da herdade, falou na Manhã TSF sobre o projeto que já tem mais de uma década.

Comunidade estrangeira "cresceu de forma exponencial". Sertã quer integrar e eliminar estereótipos
A Sertã quer ser um exemplo na inclusão. Com uma comunidade estrangeira "a crescer de forma exponencial", a Câmara vai apostar na literacia para utilização de serviços, na formação de jovens e na captação de mão de obra estrangeira na localidade.
