


Japão renuncia ao carvão russo e expulsa diplomatas de Moscovo
Governo japonês deu ordem de expulsão a oito diplomatas russos.

Japão qualifica de "irracional" decisão russa de suspender negociações de paz
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão considera que a invasão russa "é um ato que afeta a base da ordem internacional".

Japão e Austrália anunciam sanções contra a Rússia e territórios separatistas
Em resposta às "ações da Rússia na Ucrânia", o primeiro-ministro japonês disse que o governo vai proibir nova emissões e distribuição de títulos de dívida soberana russa no Japão, bem como o comércio com Lugansk e Donetsk. Já o primeiro-ministro australiano anunciou sanções contra instituições bancárias como o VEB, um dos maiores bancos de investimento e desenvolvimento da Rússia, e o banco militar russo.

Japão protesta contra Rússia por manobras militares nas disputadas ilhas Curilas
Quatro ilhas do arquipélago das Curilas foram ocupadas pela Rússia durante a Segunda Guerra Mundial e a disputa pela sua soberania é o principal obstáculo para as relações bilaterais.

Coreia do Norte divulga imagens que terão sido tiradas durante lançamento de míssil
Imagens parecem mostrar o míssil a sair do lançador.

Variante Ómicron presente em 110 países. Propagação é exponencial e já há transmissão comunitária
Apesar de tudo apontar para que a Ómicron seja responsável por casos menos graves de Covid-19, a OMS alerta para o impacto que esta variante pode ter, sobretudo junto dos grupos de risco.

Japão fecha-se a todos os visitantes estrangeiros devido a nova variante
O Governo japonês anunciou na sexta-feira que iria prolongar a quarentena hoteleira para dez dias para os visitantes do Botswana, Eswatini, Lesoto, Namíbia, África do Sul e Zimbabué que chegassem ao Japão.

Mais de 30 feridos em sismo no Japão
O Japão situa-se no "Anel de Fogo" do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica que se estende através do Sudeste Asiático e da bacia do Pacífico.

Fumio Kishida toma posse como novo primeiro-ministro do Japão
Nomeação de Kishida foi formalmente ratificada numa votação em ambas as casas, na qual a coligação governante tem uma grande maioria.
