


Portugal oferece salvo-conduto à família de Ihor Homeniuk
A família do ucraniano que morreu no centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa já fez um pedido de proteção temporária a Portugal e aguarda resposta.

Violência das forças de segurança são "casos excecionais", diz provedora de Justiça
Maria Lúcia Amaral defende, no entanto, que casos ocorridos no passado deveriam ter culminado no afastamento desses profissionais das forças de segurança e que, ao nível de queixas, não cheguem à Provedoria "todas as que deveriam chegar".

Pintura de paredes e alteração da empresa de vigilância. "Nada de resto mudou" no SEF desde a morte de Ihor
O advogado da família de Ihor Homeniuk lamenta que o Governo dê mais um sinal de nada querer mudar nos procedimentos aplicados aos estrangeiros que chegam ao país, ao não avançar com a instalação do botão de pânico no aeroporto de Lisboa, como havia prometido. A Amnistia Internacional deixa sugestões acerca do que deveria ser feito.

PSD considera "bom sinal" falta de botão de pânico no SEF. PAN e BE querem respostas imediatas do Governo
O BE acredita que a não instalação de botões de pânico nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa prova a falta de competência política do Governo. O PAN garante que vai pedir esclarecimentos ao Executivo. Já o PSD considera que este é "um bom sinal".

Aeroporto de Lisboa sem botão de pânico. Ucranianos "preocupados" e sindicato lamenta burocracia do país
O país "esbarra nas burocracias". É assim que o Sindicato de Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF reage à promessa por cumprir de instalar um botão de pânico nas instalações deste serviço no aeroporto de Lisboa. Já a Associação dos Ucranianos em Portugal lamenta que "toda a história da morte do ucraniano" não tenha servido "para se alterar ou para melhorar o funcionamento do SEF e o comportamento com os imigrantes".

Prometido há um ano. Não há um único botão de pânico nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa
O botão de pânico das instalações do SEF, no aeroporto de Lisboa, ainda não saiu do papel, apesar de estar prometido há um ano.

Caso Ihor Homeniuk. Tribunal da Relação condena três inspetores a nove anos de prisão
Foi mantida a pena dos inspetores Duarte Laja e Luís Silva. Já a do inspetor Bruno Sousa foi aumentada.

Demissão de Cabrita. Palavras para quê?
Há uma falta de empatia, falta de jeito para comunicar e um discurso perturbador do ministro Eduardo Cabrita, até na hora da apresentação da sua demissão. A saída era óbvia, devido ao envolvimento num acidente automóvel que levou à morte de um cidadão. Mas as declarações do ministro centraram-se no partido e não no acidente ou no falecido. Estará o partido acima da vida? Ou a amizade por Costa acima da responsabilidade e da ética política?

Eduardo Cabrita: o ministro "passageiro", mas resistente a polémicas
Desde 2017, Eduardo Cabrita colecionou polémicas como ministro da Administração Interna.

Alerta devido aos incêndios, vacinação não obrigatória e outros destaques TSF
Para ler ao meio-dia, também o funcionário de um laboratório de Wuhan que pode ter sido o primeiro infetado com o coronavírus, os tempos de espera "elevados" nos aeroportos em Portugal e a expulsão do antigo diretor de fronteiras do SEF em Lisboa, na sequência da morte do cidadão ucraniano, Ihor Homeniuk.

Metade das queixas feitas à IGAI é contra agentes da PSP
Das 1073 queixas apresentadas registadas pela IGAI em 2020, 20% são por ofensas à integridade física, ou seja, 120 casos.

Ouro para Pichardo, fim do autoagendamento exclusivo para jovens e outros destaques TSF
A manhã informativa da TSF ficou ainda marcada por desenvolvimentos no caso Ihor Homeniuk, um surto de Covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova e pela espera dos 800 migrantes que continuam retidos, no Mediterrâneo, sem poder desembarcar na Europa.

Caso de Ihor Homenyuk com cinco novos arguidos por omissão de auxílio
De acordo com a PGR, o processo ainda não tem despacho de acusação. O inquérito foi aberto em setembro.

Ministério Público quer acusar mais sete pessoas no caso da morte de Ihor Homeniuk
Antigo diretor de fronteiras do SEF, inspetor coordenador e inspetor-chefe devem ser acusados do crime de omissão de auxílio.

"Maior indemnização" de sempre. Cabrita destaca celeridade da Justiça no caso de Ihor Homeniuk
O ministro da Administração Interna recusou comentar a sentença pelo homicídio do ucraniano Ihor Homeniuk, mas associou-se às palavras do Presidente da República.

Inspetores do SEF condenados, TAP pede insolvência da Groundforce e outros destaques TSF
Mais de um ano depois da morte do cidadão ucraniano no aeroporto de Lisboa, chega ao fim o julgamento dos inspetores do SEF Bruno Sousa, Duarte Laja e Luís Silva.

Inspetores do SEF condenados a sete e nove anos de prisão
Mais de um ano depois da morte do cidadão ucraniano no aeroporto de Lisbaa, chega ao fim o julgamento dos inspetores do SEF Bruno Sousa, Duarte Laja e Luís Silva.

Inspetores do SEF acusados da morte de Ihor Homeniuk conhecem acórdão esta segunda-feira
O Ministério Público aceitou, após sugestão do coletivo de juízes, a alteração da qualificação jurídica dos factos acusatórios de homicídio qualificado (pena máxima até 25 anos) para crime de ofensa à integridade física grave.
