


CCP e CGTP exigem OE2022 com reposição do poder de compra dos trabalhadores
João Vieira Lopes, da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, e Isabel Camarinha, da CGTP, além de criticarem o Orçamento de Estado de 2022, também enumeram medidas a melhorar pelo Governo.

Medidas económicas anunciadas pelo Governo ficam aquém. Empresas pedem plano de emergência
O Governo anunciou, esta segunda-feira, um pacote de ações para fazer face ao aumento dos preços dos combustíveis e dos bens alimentares, causado pelo conflito na Ucrânia.

Concertação Social reunida para debater situação da Ucrânia. Patrões listam vagas para refugiados
Motoristas e eletricistas estão entre as profissões com maior oferta para as pessoas que cheguem da Ucrânia, fugidas do conflito. Sindicatos querem garantir que direitos desses trabalhadores serão cumpridos.

CAP admite regresso à Concertação Social para apreciar subida do salário mínimo
Segundo a Confederação dos Agricultores de Portugal, "o regresso pleno à CPCS apenas será efetivado após a realização das eleições".

Subida do salário mínimo. Patrões voltam a sentir-se desrespeitados, UGT saúda decisão de Costa
A UGT saúda a "intenção e decisão do primeiro-ministro" de anunciar o aumento do salário mínimo nacional. A Confederação do Comércio e Serviços sente-se desconsiderada, e a CGTP queria mais em menos tempo.

Parceiros sociais mantêm visão negativa sobre proposta do Governo na lei laboral
A reunião da Concertação Social, que conta com a presença do primeiro-ministro, acontece nas vésperas do Conselho de Ministros de quinta-feira e a uma semana da votação na generalidade da proposta de OE2022.

Partidos querem controlo do preço dos combustíveis. "Governo não cumpriu compromisso de 2016"
Os partidos querem que o Governo avance com mais medidas para controlar o aumento do preço dos combustíveis e consideram insuficiente a diminuição do ISP. O PSD acusa mesmo o Executivo de quebrar um compromisso estabelecido em 2016.

"Empresas não precisam de conselhos do senhor ministro das Finanças"
João Leão afirma que o salário mínimo poderá ser aumentado em 30 euros no próximo ano. Contudo, o porta-voz das Confederações Patronais, João Vieira Lopes, admite à TSF que João Leão revela "um grande desprezo pelo tecido empresarial".

Fim do Pagamento Especial por Conta "ajuda, mas é uma medida de pequeno alcance"
João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços, considera que a penalização do abuso de contratos a prazo "um imposto injusto".

Concertação Social discute esta quarta-feira agenda do trabalho digno e acordos de mobilidade
Na última reunião acerca da Agenda do Trabalho Digno, os parceiros sociais afirmaram não esperar um "consenso profundo" sobre as propostas em discussão, lamentando que o documento não tenha sido entregue com mais tempo.

Patrões apresentam "propostas realistas" de menos IVA, IRC, derrama e IRS
Conjunto de sugestões do Conselho Nacional de Confederações Patronais está a ser apresentado em conferência de imprensa na Culturgest, em Lisboa, contando com a presença dos respetivos líderes.

"Elementar justiça social." PAN prepara projeto-lei para aumento do tempo de luto parental
Os cinco dias previstos na lei para o luto parental são contestados pelo PAN, que vai apresentar à Assembleia da República um projeto-lei para estender este período, bem como o período de luto pela morte de um cônjuge.

CCP teme que alterar lei laboral coloque em risco viabilidade das empresas
Confederação compreende propostas do Governo para alargar licenças parentais e teletrabalho, mas não quer trabalhadores a decidir a título individual.

"De repente não se pode desligar o interruptor." Comércio quer mais medidas após previsão da OCDE
A OCDE diz que a previsão de crescimento económico para Portugal é mais baixa do que o que o Governo esperava. A Confederação do Comércio e Serviços salienta que as estimativas apontam uma necessidade de extensão dos apoios às empresas, um aviso também deixado pela OCDE, que quer mais apoios a empresas viáveis, incluindo a fundo perdido.

Costa afirma que há uma recuperação heterogénea dos diversos setores de atividade
Líder do executivo começou por observar que o setor dos serviços foi um dos mais atingidos pelas consequências da Covid-19 e um dos que concentrou mais medidas de apoio

Patrões, sindicatos e Deco defendem prolongamento das moratórias bancárias
A AEP alerta para o previsível aumento do "nível de incidência do crédito malparado se não houver o prolongamento da medida".

Comércio e restauração pedem medidas de apoio até ao fim do ano. Há o risco de "abre e fecha"
A Confederação do Comércio e a Associação Nacional de Restaurantes Pro.var pedem apoios mais extensos, até ao final de 2021, para mitigar o risco de novos encerramentos. Os cabeleireiros estão aliviados, mas os bares e as discotecas dizem precisar de mais apoios, se tiverem de permanecer fechados por mais tempo.
