


Putin ordena reforço militar na fronteira em resposta a ações da NATO
O pedido foi feito durante uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia, parte da qual foi transmitida pela televisão russa.

Putin deixou a NATO "mais forte" e Rússia "mais fraca"
Kamala Harris, a vice-presidente dos Estados Unidos, descreveu os últimos acontecimentos na Ucrânia como "atrocidades inimagináveis".

Tensão Rússia-Ucrânia. Boris Johnson alerta para "momento muito perigoso" e pede união
O primeiro-ministro britânico avisa que "se a Ucrânia acabar invadida, o impacto ressoará em todo o mundo" e garante que o Reino Unido ajudará a proteger a soberania ucraniana.

Kiev prepara-se "para todos os cenários"
O chefe da diplomacia da Ucrânia garante que o país está a preparar-se para "todos os cenários". Já o secretário norte-americano da Defesa alertou que um ataque da Rússia à Ucrânia está iminente.

Kamala Harris ameaça Rússia com mais tropas da NATO e sanções
A vice-presidente norte-americana prometeu sanções "rápidas, severas e solidárias" contra indivíduos, instituições financeiras e indústrias chave do país.

Rússia obterá "mais NATO" se tentar ter "menos NATO" nas fronteiras
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, instou Moscovo a retirar as suas tropas da fronteira com a Ucrânia como "primeiro passo" para uma "solução pacífica" das tensões dos últimos meses.

Von der Leyen avisa que ataque à Ucrânia custará "um futuro próspero" à Rússia
A presidente da Comissão Europeia diz que a Rússia e a China "procuram uma 'nova era' quando o que querem, na realidade, é substituir o Estado de direito pelo estado dos mais fortes; a autodeterminação pela intimidação e a cooperação pela coerção".

Guterres adverte que seria "catastrófico" se a crise entre Rússia e Ucrânia se intensificasse
"Estou profundamente preocupado com o aumento das tensões e especulações sobre um conflito militar na Europa", assumiu António Guterres, durante o discurso de abertura da Conferência de Segurança de Munique.

Joe Biden espera que "nunca haja outro dia" como o do ataque ao Capitólio
Há um ano, 800 manifestantes pró-Trump invadiram o Capitólio dos Estados Unidos da América para impedir que a vitória de Biden sobre Donald Trump nas eleições fosse ratificada.

Aniversário do ataque ao Capitólio. Biden exorta EUA a rejeitaram a "violência política"
Joe Biden escreveu um discurso, para assinalar um ano desde a invasão do Capitólio, em que questiona: "Seremos uma nação que permite que responsáveis partidários derrubem uma vontade legalmente expressa pelo povo?"

Discurso presidencial, orações e minuto de silêncio assinalam aniversário do ataque ao Capitólio
Várias iniciativas vão assinalar a efeméride: um momento de oração nas escadas do Capitólio, a observação de um minuto de silêncio e um espaço de debate dedicado aos acontecimentos daquele dia.

Bolsonaro festeja eleição como "personalidade do ano" pelos leitores da revista Time
Bolsonaro bateu o ex-Presidente norte-americano Donald Trump, o segundo mais votado pelos leitores, com 9% dos votos, e os profissionais de saúde que trabalham no combate à pandemia, que ficaram em terceiro lugar, com 6,3%.

Kamala Harris foi a primeira mulher com poderes presidenciais nos EUA
Joe Biden fez, esta sexta-feira, fazer uma colonoscopia de rotina. O exame exige que o presidente seja anestesiado e durante esse período a vice-presidente ocupou o cargo maior da democracia norte-americana.

França lembra atentados de 2015. Kamala Harris nas homenagens em Paris
O dia foi assinalado pelo primeiro-ministro francês e pela vice-presidente norte-americana.

Árbitro do Senado dos EUA chumba plano de cidadania a imigrantes indocumentados
Os democratas querem tornar possível a cidadania a oito dos 11 milhões de imigrantes indocumentados nos EUA, incluindo muitos que vivem no país há anos.

Kamala Harris pede que EUA reforcem as suas alianças globais
Homenageando as vítimas dos atentados de 11 de setembro, Harris repetiu a mensagem que o Presidente Joe Biden divulgou na sexta-feira, afirmando que a unidade é a "maior força" do país.

George W. Bush pede luta contra terroristas internos e externos
Para o ex-Presidente dos Estados Unidos, os extremistas violentos domésticos e estrangeiros "são filhos do mesmo espírito infame".

Vice-presidente norte-americana diz que a retirada de pessoas do Afeganistão é a prioridade
Kamala Harris evitou avaliar possíveis erros na retirada das tropas norte-americanas.
