


Portugal vai corresponder ao pedido de mais armamento feito por Kuleba à NATO
Gomes Cravinho ressalva que Portugal não tem "armas pesadas" para fornecer, mas apoiará, inserido num coletivo, os que possam ajudar a Ucrânia.

Kiev "tem o direito de se defender", afirma líder da NATO
Jens Stoltenberg refere que "não faz muito sentido" distinguir entre armas defensivas e ofensivas "numa guerra de defesa como aquela que a Ucrânia está a combater".

"Armas, armas e armas". Kiev pede ao ocidente que forneça "o que a Ucrânia precisa"
Ucrânia pede que lhe sejam fornecidos "aviões, mísseis costeiros contra navios, carros blindados, e defesas antiaéreas pesadas".

"Não há alternativa." Rússia quer continuar conversações com Ucrânia na Bielorrússia
Depois de se reunir com o seu homólogo ucraniano, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros confirma que a Rússia vai abrir corredores humanitários "diariamente". Serguei Lavrov garante que Putin não recusa reunir-se com Zelensky e considera que "há muitos anos" que a Ucrânia se transformou num país "anti-Rússia".

Ministros russo e ucraniano na Turquia para conversações de paz
É a primeira vez que a Rússia envia um ministro para as conversações sobre a crise.

Bruxelas acolhe esta sexta-feira reuniões de chefes de diplomacia da NATO e da UE
Ao nono dia de conflito, os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO e da União Europeia reúnem-se em Bruxelas, para discutir a evolução da guerra na Ucrânia. O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, vai representar Portugal nas duas reuniões.

Guterres denuncia "violações" de Moscovo e adverte que mundo enfrenta perigo
O secretário-geral da ONU considera que o reconhecimento da chamada "independência" das regiões de Donetsk e Lugansk "são violações da integridade territorial e soberania da Ucrânia".

Blinken anuncia cancelamento de reunião com homólogo russo na quinta-feira
O secretário de Estado dos Estados Unidos diz que a Rússia "deixou claro a sua total rejeição à diplomacia" e, por isso, "não há sentido em prosseguir com essa reunião".

Chefe da diplomacia ucraniana saúda em Bruxelas cimeira entre Biden e Putin
Dmytro Kuleba espera que encontro entre o líder russo e americano termine "com um acordo que contemple a retirada das forças da Rússia".

Kiev diz ter evitado com o Ocidente nova escalada russa
O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano refere que "a situação permanece tensa, mas sob controlo" e considera necessário esperar para perceber as intenções russas.

Prioridade é evitar que Rússia desestabilize, mas Ucrânia não exclui outros cenários
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia não exclui o cenário de guerra.

Governo ucraniano admite final de janeiro como altura para possível ataque russo
Ministro da Defesa ucraniano disse que os serviços de informações estão a "analisar todos os cenários, incluindo os piores".
