


Sirenes de ataque aéreo soam em Israel após disparo de foguete a partir de Gaza
O foguete foi o primeiro disparado pelos militantes palestinianos desde a guerra entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza, em maio.

Iraque, Egito e Jordânia pedem a Israel para manter a paz regional
Numa declaração conjunta, os líderes pediram a Israel que "trave todas as medidas que possam prejudicar a possibilidade de alcançar uma paz justa" com a Palestina.

Líder do Hamas disse que a última guerra com Israel foi uma vitória
Haniye foi recebido pelo presidente da Mauritânia, Mohamed uld Ghazuani, com quem discutiu os últimos acontecimentos relacionados com a reconstrução de Gaza, após a última guerra com Israel, em maio.

Número de refugiados e deslocados internos cresce, novo máximo de 82,4 milhões
Ao longo de 2020, o número de refugiados e deslocados internos cresceu 4% em relação aos 79,5 milhões no final de 2019.

Israel lança novos ataques aéreos sobre a Faixa de Gaza
Estes ataques e os balões incendiários são os primeiros grandes incidentes entre Israel e Gaza desde o cessar-fogo de 21 de maio.

ONU diz que ataques israelitas a Gaza poderão constituir crimes de guerra
A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos referiu que os ataques com foguetes lançados pelo Hamas "são indiscriminados e não distinguem entre alvos militares e civis, pelo que o seu uso constitui uma clara violação do Direito Internacional Humanitário".

Líder palestiniano acusa Israel de "terrorismo de Estado organizado e crimes de guerra"
O Presidente da Autoridade Palestiniana garante que os palestinianos "não hesitarão em perseguir aqueles que cometem esses crimes em tribunais internacionais".

Palestina acusa Israel de "crimes de guerra" no Conselho de Segurança da ONU
Ministro dos Negócios Estrangeiros da Palestina, Riyad al-Malik, pediu a condenação de Israel. "Quantas mortes de palestinianos serão necessárias?", questionou.

ONU alerta para crise "descontrolada" em Gaza e pede fim da "carnificina"
António Guterres alerta que existe potencial de se desencadear "uma crise de segurança e humanitária descontrolada"

Violência marca algumas das manifestações pró-Palestina pelo mundo
Cidades como Paris, Londres, Amã, Madrid, Copenhaga e Tunes foram alvo de protestos este sábado.

Presidente da Turquia tenta mobilizar mundo muçulmano e pressionar Israel
Erdogan já contactou com o rei do Malásia e com os líderes do Qatar, Kuwait e Jordânia, com o objetivo de garantir uma forte posição conjunta de nações muçulmanas contra Israel.

Abbas condena "ataque brutal" em Jerusalém e Netanyahu apoia polícia israelita
Enquanto se multiplicam os apelos internacionais à calma, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu saudou a "firmeza" das forças de segurança para garantir a "estabilidade" em Jerusalém.

"O limite para um Apartheid foi ultrapassado. É um regime que deseja perpetuar a supremacia dos judeus"
Cresceu em Haifa, Israel. Estudou Física e Astrofísica, e reconhece que esse não é a formação mais lógica para um ativista, mas "foi um processo". Hagai El-Ad é homossexual, e começou por ser um defensor dos direitos LGBTI+ ainda enquanto estudante. Depois tornou-se diretor da Open House, uma organização que advoga a coexistência e o convívio pacíficos entre árabes e judeus, em Jerusalém. Mais tarde, tornou-se diretor da Associação pelos Direitos Civis em Israel, e é hoje dirigente da B'Tselem. Hagai El-Ad garante que nos últimos anos se tornou mais difícil ser ativista em Israel, mas a fricção com os poderes instituídos é, neste momento, uma inevitabilidade. "Se não somos atacados pelo Governo, é tempo de pensar se estamos a fazer o nosso trabalho direito." Diretor da B'Tselem, Hagai El-Ad não hesita em dizer hoje: Israel vive em Apartheid. As eleições só vieram provar que o país não pensa nos direitos palestinianos e que a corrupção é a única preocupação, garante, nesta entrevista à TSF, para o programa O Estado do Sítio, que pode ouvir aqui. "Contestam a personalidade de Benjamin Netanyahu, mas não as suas políticas. Eles concordam com as políticas contra os palestinianos, há um grande consenso entre a população a favor deste regime de Apartheid."

"É impossível combater o terrorismo sem violar as constituições e o direito"
Eric Frattini, escritor, professor e investigador universitário, especialista em geopolítica e terrorismo, atualiza obra de referência sobre operações da secreta israelita, a Mossad. Entrevista na TSF.
