


Máscaras obrigatórias em espaços fechados? Decisão da DGS divide especialistas
No Fórum TSF, o debate centrou-se na decisão da Direção-Geral da Saúde de manter o uso obrigatório de máscara em espaços fechados, nomeadamente nas escolas. A opinião dos especialistas divide-se: Pedro Simas considera que, dada a alta taxa de vacinação em Portugal, "já não faz sentido", Filinto Lima não compreende que nas escolas seja obrigatório usar máscara, enquanto nos bares e discotecas essa medida "já caiu há algum tempo" e Gustavo Tato Borges aplaude a decisão da DGS, visto que a transmissibilidade do vírus ainda é elevada.

Fim do isolamento com eleições: "caixa de Pandora" ou oportunidade para mudar?
O virologista Pedro Simas defende que Portugal já não tem razões para confinar pessoas e defende que o vírus deve circular, mas o médico Gustavo Tato Borges alerta para o perigo de se abrir uma "caixa de Pandora" ao permitir a suspensão de isolamentos.

Ómicron "é menos virulenta" e "causa menos hospitalizações" do que a Delta
O virologista Pedro Simas acredita que, devido à alta taxa de vacinação, a população portuguesa é a que está mais bem preparada para enfrentar a nova variante da Covid-19.

OMS alertada para nova estirpe de SARS-CoV-2 com "elevado número de mutações"
De momento estão sequenciados geneticamente três casos no Botsuana.

"Estamos muito protegidos." Virologista otimista com evolução da Covid-19 em Portugal
Pedro Simas considera natural que o número de infeções aumente no nosso país, mas é improvável que se repita o que aconteceu no início do ano.

Moedas certo da vitória em Lisboa garante que deu "tudo por tudo" na corrida
Moedas criticou o seu principal adversário, Fernando Medina, por "faltar à verdade" e por "vender as promessas que não cumpriu".

O fim das máscaras, abrigos ilegais de animais e outros destaques da manhã TSF
O autoagendamento da vacinação contra a Covid-19 para jovens com 12 a 17 anos, reaberto esta quinta-feira, vai continuar até sábado.

Levantamento da máscara. "Devemos testar com prudência regresso à normalidade"
O virologista Pedro Simas defende que Portugal já deveria ter começado a levantar a obrigatoriedade de uso de máscara no espaço exterior, onde o risco é menor.

Terceira dose para idosos? "Temos é de chegar ao outono com maiores de 16 anos vacinados"
Quanto à realização de testes à imunidade dos utentes dos lares à doença, Miguel Castanho recorda que "os testes de imunidade que se fazem não são testes completos".

Testes à imunidade em lares, regras para fumadores e outros destaques da manhã TSF
Aproveite a pausa da hora de almoço para conhecer os temas que marcaram a manhã informativa da TSF.

Teste de imunidade em lares não é medida universal. "Faz todo o sentido vacinar com terceira dose"
Pedro Simas acredita que os lares de idosos devem ir à terceira dose da vacina, uma medida geral aplicável a todas as instituições, de seis em seis meses ou anualmente, até a pandemia estar resolvida.

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos
Os dados revelados pelo bastonário da Ordem dos Médicos referem-se ao dia 12 de julho e, no entender de Miguel Guimarães, traduzem o efeito da vacinação.

"Eu não sou o número dois de ninguém"
Em entrevista à TSF-DN, Moedas antecipa que Medina não cumprirá o mandato porque quer suceder a Costa em 2023 e revela que não dispensa "os conselhos" do amigo Passos Coelho. O candidato desafia Medina a avançar já com as creches grátis e promete mudar a gestão da Gebalis.

Afinal, quantas e quais são as variantes do coronavírus que preocupam em Portugal?
Das centenas de mutações do SARS-CoV-2 detetadas durante a pandemia, a atenção das autoridades de saúde recai em quatro variantes de preocupação - Alpha, Beta, Gamma e Delta - presentes em Portugal com transmissão comunitária.

Intervalo entre primeira e segunda toma da vacina AstraZeneca reduzido para oito semanas
A decisão foi tomada pela DGS, "perante a transmissão de novas variantes de preocupação de SARS-CoV-2".

Números da Covid disparam, criança desaparecida em Proença-a-Velha e outros destaques TSF
O dia fica marcado pela cimeira entre os Estados Unidos e a Rússia, de onde saiu uma declaração conjunta de Joe Biden e Vladimir Putin sobre segurança estratégica.

"Não se vai fechar um país quando o risco é muito reduzido"
Em entrevista à TSF, o virologista Pedro Simas sublinha que a vacinação está a resultar. Sobre Lisboa e Vale do Tejo, não vê motivos para recuar.

"Nada disto faz sentido." Especialistas portugueses não compreendem decisão britânica
Epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é mesmo irónico que esta decisão britânica surja depois daquilo a que se assistiu no Porto, na final da Liga dos Campeões.
