


Guterres pede "acesso seguro e irrestrito" de agência nuclear da ONU
"Todos os esforços devem ser feitos para evitar este resultado desastroso", apelou António Guterres à Agência Internacional de Energia Atómica.

Diretor-geral da agência do nuclear da ONU está na Ucrânia
A Ucrânia tem 15 reatores nucleares e quatro centrais nucleares ativas, além da central desativada de Chernobil, palco do desastre nuclear de 1986.

AIEA inquieta com ataques à cidade onde vivem trabalhadores de Chernobyl
A Agência Internacional de Energia Atómica refere que a "Ucrânia informou que as tropas russas bombardearam os postos de controlo ucranianos" na comuna de Slavoutitch, "colocando em perigo as habitações e as famílias" dos trabalhadores da central nuclear.

Ao fim de quase quatro semanas, há rotação de trabalhadores em Chernobyl
Depois de terem trabalhado durante quase quatro semanas no local controlado pelas tropas russas, alguns funcionários da central nuclear de Chernobyl vão poder regressar a casa e ser substituídos por outros trabalhadores.

Central nuclear de Zaporizhzhia perdeu ligação a mais uma linha de energia
Outras duas linhas já tinham sido danificadas e apenas uma principal e outra de reserva continuam ativas.

Central nuclear de Zaporizhzhia é controlada por 400 soldados russos
A Agência Internacional de Energia Atómica informa que a Ucrânia transmitiu a intenção da Rússia de assumir o controlo permanente sobre a central nuclear. Russos negam.

Técnicos de Chernobyl trabalham em "condições cada vez mais difíceis"
"O trabalho de reparação continuará apesar da situação difícil fora da central nuclear", informa a Agência Internacional de Energia Atómica.

Acordo com Rússia sobre segurança nuclear preparado pela AIEA
"Precisamos de um acordo para fortalecer a segurança das instalações no país", salientou o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica.

Corte de energia em Chernobyl não teve "impacto crítico na segurança"
"A carga térmica da piscina do depósito de combustível usado e o volume de água de arrefecimento são suficientes para garantir uma evacuação eficaz do calor sem eletricidade", explicou a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) no Twitter.

França vai propor medidas para garantir segurança de centrais nucleares
Emmanuel Macron está "extremamente preocupado com os riscos" da invasão russa.

Diretor-geral da AIEA disponível para ir a Kiev negociar segurança de centrais nucleares
Rafael Grossi criticou o ataque russo na central nuclear de Zaporizhzhia e disse que "temos sorte por não ter havido fugas de radiação".

Críticas a Rangel, Rendeiro "não merece crédito" e outros destaques TSF
Também para ler ao meio-dia, o processo de vacinação em centros de saúde, as negociações no Irão para tentar salvar o acordo de 2015, o "acidente" que provocou o desastre do submarino Kursk em 2000 e aviso amarelo devido à queda de neve em cinco distritos.

"Estamos no jogo do gato e do rato." Embaixador e antigo MNE espera reunião difícil no Irão
O diretor da Agência Internacional para a Energia Atómica vai reunir-se com as autoridades iranianas para tentar salvar o acordo de 2015, entre o Irão e o Ocidente. Teerão diz que espera uma reunião construtiva, mas na TSF o embaixador e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros reconhece que os obstáculos são inúmeros.

Irão espera reunião "construtiva" com diretor da Agência Internacional para a Energia Atómica
Reunião acontece uma semana antes de serem retomadas as negociações formais para tentar salvar o acordo de 2015, entre o Irão, Estados Unidos, Reino Unido, China, Rússia, França e Alemanha.
