


Peritos analisam esta quarta-feira possibilidade de aliviar algumas restrições
Lacerda Sales já tinha antecipado na terça-feira que é de esperar "alívio nas restrições" impostas pela pandemia de Covid-19, mas que esse alívio será "progressivo, gradual, cauteloso".

Especialistas propõem "redução das medidas restritivas, mas com alertas"
Raquel Duarte pediu uma aposta na "autoavaliação do risco e autoteste", tornando os testes "acessíveis e gratuitos".

Políticos ouvem especialistas no Infarmed com o país a bater máximos de infeções
Este encontro no Infarmed decorre na véspera do Conselho de Ministros.

Doenças respiratórias não Covid mataram 36 pessoas por dia em 2019
As doenças respiratórias não Covid-19 foram responsáveis por 13.305 óbitos (36 pessoas/dia) em 2019, e a pneumonia foi a que mais matou, com um total de 5799 óbitos (16/dia).

Novas medidas contra a Covid-19, Marcelo sobre o combate à violência doméstica e outros destaques TSF
A Polícia de Segurança Pública reportou mais de 215 mil casos de violência doméstica desde que este crime passou a ser público, há 20 anos, e nos primeiros 10 meses do ano registou mais de 11.400 denúncias.

Eis o plano dos especialistas para combater a quinta vaga. Medidas anunciadas esta quinta-feira
Com Portugal na quinta vaga da pandemia, o Governo deve aprovar nesta quinta-feira novas medidas, uma semana depois de o grupo de peritos ter proposto um plano para conter o aumento de infeções.

AHRESP avisa que eventuais novas restrições têm de "ter em conta" impacto na economia
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal considera que a decisão do Governo "deve ter como base uma análise realista e ter em conta as consequências para as atividades económicas".

O que propõem os peritos para travar Covid, pareceres jurídicos que nunca existiram e outros destaques TSF
A especialista Raquel Duarte defende que é essencial agir ainda antes do Natal devido à possibilidade de um "aumento exponencial de casos" nesta época.

Teletrabalho, desfasamento de horários e uso de máscara em aglomerados. O que propõem os peritos?
Raquel Duarte defende que é essencial agir ainda antes do Natal devido à possibilidade de um "aumento exponencial de casos" nesta época.

Peritos apostam na vacinação, testagem, medidas sanitárias e gestão de risco
Recomendações vão também no sentido de uma adoção "forte" das medidas preventivas em espaços fechados e onde não é possível o distanciamento.

Especialistas propõem plano de quatro níveis para levantamento de restrições. Veja aqui
Raquel Duarte, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, defende que o mais prudente é mesmo manter as medidas de proteção individual enquanto se aposta na vacinação.

Depois da Champions, os Santos? ARS Lisboa acredita que não haverá festas populares
O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa acredita que a Câmara de Lisboa vai esclarecer a população de que não haverá festejos dos Santos Populares.

Eventos interiores podem deixar de ter limitação de lotação
Investigadora defendeu a "promoção da testagem nas 48 a 72 horas antes do evento, circuitos bem definidos, uso obrigatório de máscara e identificação dos locais onde as pessoas podem ficar".

Especialistas propõem três novos patamares no desconfinamento
Estes patamares são definidos pelos especialistas como C, B e A, sendo este o último o máximo de desconfinamento, no qual se observam apenas as medidas gerais.

Políticos e peritos voltam a reunir-se na sexta-feira sobre regras a aplicar no verão
Esta será a primeira reunião entre políticos e especialistas desde que terminou o estado de emergência a 30 de abril e nela deverá ser apresentado um estudo solicitado pelo Governo.

Especialistas admitem dispensa de máscara para vacinados, mas só em contextos específicos
Quais os próximos passos do desconfinamento? Proposta criada por especialistas de várias áreas servirá de base à estratégia do Governo para os próximos meses, num percurso "faseado e controlado" até à "vida normal".

Governo confirma teletrabalho obrigatório e situação de calamidade até ao final de maio
Mantêm-se até 31 de maio as regras que vigoram desde meados de janeiro, quando foi decretado o segundo confinamento geral, segundo as quais é obrigatória a adoção do regime de teletrabalho.

Autarca de Moura quer apoios financeiros do Governo para os empresários
Moura é um dos quatro concelhos, juntamente com Odemira, Portimão e Rio Maior, que vão regressar na segunda-feira às regras que vigoravam na primeira fase do processo de desconfinamento.
