


O legado familiar da Rita Fangueira
No primeiro trimestre do ano, a lampreia é fator de mobilização dos apreciadores, que não olham aos quilómetros para saborear um pitéu que requer boa matéria-prima e confeção esmerada.

IVAucher devolve dinheiro de combustíveis, patrões saem da concertação social e outros destaques TSF
Ministro das Finanças anunciou medidas de combate ao aumento dos preços de combustíveis.

"Os homens não ligam muito porque acham que o cancro da mama é só para a mulher"
Diagnosticado com cancro de mama em 2018, Luís Costa aconselha os homens a estarem vigilantes. E a filha Rita, a quem foi detetada uma mutação genética que aumenta o risco de cancro de mama e fez uma cirurgia preventiva, sublinha a importância das pessoas se informarem bem. A TSF falou com os dois numa visita à pequena exposição fotográfica onde estão retratados.

Amigas de infância resgatam a brincadeira de rua em Viana do Castelo
"Tenho saudades de ficar na rua até às oito ou nove da noite no verão, com a mãe à janela a chamar para casa e toda a gente a pedir: 'mais um bocadinho, mais um bocadinho'". Rehana Jassat, de 33 anos, verbaliza uma saudade que atravessa as muitas gerações que cresceram a brincar na rua. É esse tempo que agora parece perdido, que pretende resgatar nas ruas de Viana do Castelo em parceria com a sua amiga de infância, Rita Vintém, de 31 anos, com quem criou laços entre brincadeiras ao ar livre. Juntas abraçaram o projeto "Rua a brincar", uma iniciativa com o apoio da Câmara de Viana do Castelo, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023, que tira crianças de casa para se divertirem em liberdade, sem telemóveis e computadores. Estão programadas doze sessões de duas horas, em dois bairros da cidade, até final de julho.

"Não volto aos livros que escrevi"
Acaba de lançar o segundo romance, Palavra do Senhor, editado pela Bertrand, mas vai confessando que há um terceiro já pronto na gaveta, ou logo se vê. Ana Bárbara Pedrosa, não espera pelo dia seguinte.
