Kremlin anuncia que sírios podem voluntariar-se para combater na guerraPara a Rússia, o envio de combatentes estrangeiros para a Ucrânia justifica-se porque, de acordo com o porta-voz do Kremlin, o Ocidente também facilita a ida de "mercenários" para a Ucrânia.
Bruxelas reage a acção militar e propõe sanções mais duras contra a RússiaA presidente da Comissão Europeia refere que o "alvo dos russos não é apenas a Ucrânia", mas sim "a estabilidade na Europa e toda a ordem internacional de paz".
Líderes da UE dizem que Kremlin será "responsabilizado" pelos seus atosO presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, adianta que a UE "vai pedir contas ao Kremlin". A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, condena "veementemente o ataque injustificado da Rússia à Ucrânia".
Líderes da UE reunidos de emergência após agravamento do conflito na UcrâniaA cimeira extraordinária foi convocada face à escalada das tensões, depois de o Presidente russo, Vladimir Putin, ter assinado um decreto que reconhece as autoproclamadas repúblicas de Lugansk e de Donetsk, no Donbass, e de ter ordenado a mobilização do exército russo em missão de "manutenção da paz" para estes territórios separatistas pró-russos.
Reino Unido desaconselha viagens para a Ucrânia. EUA pedem regresso nas próximas horasOs governos de ambos os países temem pela segurança no país do leste europeu, num momento em que se acredita que a invasão russa à Ucrânia esteja iminente.
Rússia realiza novos exercícios militares perto da fronteira ucranianaMinistério da Defesa da Rússia diz que se trata de um "exercício tático" na cidade de Rostov, perto da fronteira com a Ucrânia.