“Não estabeleço nenhuma equivalência: a Ucrânia é o agredido e a Rússia é o agressor”Num mundo que fervilha, a diplomacia tornou-se mais imprescindível do que nunca. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, acredita que a solução política para a Ucrânia será a única duradoura e sublinha a necessidade de firmeza nas medidas de isolamento internacional da Rússia. Admite que as consequências económicas da guerra vão exigir novos recursos a nível europeu, ao mesmo tempo que afasta o risco de uma nova austeridade no plano interno.
Ucrânia: da "descomunização" à "desrrussificação"Desde a independência em 1991 que a Ucrânia tenta apagar os vestígios do seu passado soviético no espaço público e hoje é a história imperial russa que é visada em período de acentuada radicalização, apesar das resistências que persistem.
Morreu Bernard Haitink, o maestro de Mahler, Bruckner e da Royal ConcertgebouwHaitink dirigiu Glyndebourne de 1977 a 1988 e a Royal Opera House, de 1987 a 2002. Os pares de Haitink destacaram sempre a sua integridade e entrega à música.
Longue Marche: cada gesto falaFundador da Purga.c com Adriana Xavier, Rodrigo Teixeira conta que o espetáculo começa a ser construído no olho da pandemia, ainda em 2020, refletindo a distância instalada e o isolamento de cada um.