Reforma do Conselho de Segurança exige "consenso amplo" na ONU como alcançado sobre UcrâniaFonte diplomática explica que "se o conflito se mantiver nos níveis em que está", "não haverá uma remodelação [do Conselho de Segurança], porque para isso era preciso mudar a Carta das Nações Unidas".
Borrell lamenta consequências da saída da Rússia do Conselho da EuropaO Alto Representante da União Europeia para a Política Externa explica que esta decisão "significa uma nova restrição aos direitos dos cidadãos russos".
"Crise na Ucrânia reforçou a NATO"Antigo embaixador de Portugal na NATO e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros afirma à TSF que "esta guerra reconfigura os poderes no mundo" e reforça o eixo Pequim-Moscovo. Para Portugal a boa notícia é que "os americanos redescobriram o valor estratégico da Base das Lajes".
PCP diz que conquista do poder pelos taliban é "humilhante derrota" para EUA e NATOO PCP defende que o domínio dos taliban no Afeganistão é também uma humilhação para os que "foram cúmplices com a sua estratégia de guerra e ocupação, incluindo sucessivos governos portugueses".