


Putin no TPI? Viajar é agora um risco, mas a detenção até pode acontecer na Rússia
Jurista Anabela Alves defende que mesmo que o líder russo não venha a ser julgado em Haia, está desde já "pressionado" a devolver as crianças retiradas da Ucrânia.

Mandado de detenção de Putin "é o início de um processo de responsabilização"
Josep Borrell defende que "não pode haver impunidade" para Moscovo.

Rússia diz que mandado de captura de Vladimir Putin é "insignificante"
Porta-voz da diplomacia de Moscovo lembra que a Rússia "não pertence ao Estatuto de Roma", pelo que a iniciativa do Tribunal Penal Internacional não tem valor.

"Ninguém é intocável no direito internacional penal"
Trabalha em Nuremberga, ao lado da sala 600, onde em 1946 se sentaram os nazis em julgamento. Mestre em Direito Penal Internacional pela Universidade de Londres, Anabela Alves participou no julgamento de Slobodan Milosevic, conhece em detalhe os meandros da investigação e da prova e assegura que ninguém é intocável no direito internacional penal. Acredita que em breve haverá detenções pelos crimes cometidos na Ucrânia e lamenta o facto de ser por culpa dos países ocidentais que não se vai mais longe na aplicação do crime de agressão.

Apartheid de Israel na Palestina: crime contra a humanidade. Israel rejeita acusações
Um sistema de políticas montado para discriminar palestinianos e respostas desproporcionadas aos protestos. A Amnistia acusa Israel de apartheid e crimes contra a humanidade. Israel rejeita com veemência.

Crianças raptadas em Cabo Delgado forçadas a combater contra forças do Governo
A Save The Children estima que só no ano passado o Daesh sequestrou pelo menos 51 crianças.
