


Centeno considera que comissões de bancos não se justificam e espera que juros de depósitos aumentem
Mário Centeno deu uma aula de economia e finanças na Escola Secundária João de Deus.

Antigo capitão Orlando lamenta descida "triste" da Académica
Passou cinco anos em Coimbra e lá viveu uma lesão que quase o tirou dos relvados. Aos 42 anos, Orlando reconhece que é agora fácil apontar o dedo a possíveis responsáveis, mas lamenta os erros na gestão do clube.

Robôs estão de volta a Guimarães numa festa que inclui "prova-surpresa"
Não é uma competição, mas tem quatro desafios: uma espécie de labirinto, um sprint e um concurso de dança. O último ainda não é conhecido.

“O discurso da interioridade realça limitações em vez de procurar soluções”
Nasceu no Canadá, foi guarda-redes de futebol no Desportivo de Chaves, é transmontano de coração, mas não gosta do discurso de que a interioridade limita. Considera que o país poderia ter mais cuidado nas lideranças - no desporto e fora dele - e alerta que falta valorizar os jogadores de futsal ao nível que eles demonstraram ter.

"Sou completamente livre"
Foi ativista político e militante radical, esteve preso em Caxias depois do 25 de Abril e hoje, aos 72 anos, o advogado José Miguel Júdice, que também já foi bastonário, deixou a toga e regressou ao comentário e à análise política. Tem olhado de forma crítica para uma democracia que viu nascer, mas que não o deixa satisfeito. Entrevista de um homem que se diz "completamente livre", sem agenda, e que apenas diz o que pensa.

"É como um pai para mim." Manchester United volta a juntar Ronaldo e Ferguson
Clube inglês voltou a juntar duas das suas estrelas numa entrevista.

Tantos escândalos e nada
Na última semana, terminei a minha crónica sobre o papel do Comité Olímpico Internacional no escândalo relativo ao desaparecimento da tenista chinesa Peng Shuai, perguntando quantos escândalos desportivos serão necessários até finalmente fazermos algo para impor um mínimo de escrutínio e boa governação nas organizações desportivas. Estava longe de imaginar os acontecimentos desta semana. No sábado assistimos a uma página negra do futebol com o jogo entre o Benfica e a B-SAD a ter lugar, mesmo se esta equipa, devido à Covid, apenas poder alinhar com 9 jogadores (dois dos quais guarda-redes). Todos parecem criticar o que se passou, mas ninguém assume responsabilidade por um momento que nos deveria envergonhar a todos, independentemente do escândalo internacional que causou. Isto, na mesma semana em que tiveram lugar mais buscas relativas a uma investigação criminal que parece envolver a grande maioria dos clubes portugueses e também os seus responsáveis (atuais ou passados) e intermediários do futebol. Não conhecendo nada sobre os processos em causa não me pronuncio sobre eles, mas direi que dois dados alimentam as suspeitas em torno do nosso futebol. Por um lado, a concentração de poder e os fracos mecanismos de escrutínio e prevenção de conflitos de interesse nos clubes e sociedades desportivas. Por outro lado, o facto de um país e uma liga desta dimensão darem origem ao quarto maior volume de receitas com transferências no mundo. O nosso futebol devia ser tratado de acordo com a importância económica que tem, quer ao nível das condições que lhe devem ser oferecidas, quer ao nível da correspondente exigência a que devia estar sujeito.

Autoridades de saúde "não se pronunciam sobre a realização de jogos"
DGS explica em comunicado que a investigação epidemiológica dos casos é uma competência da autoridade de Saúde local.

Abel Ferreira, sempre com foco no coletivo, reconquista América do Sul
O Palmeiras bateu o Flamengo nos descontos (2-1) e conquistou a segunda Taça Libertadores da carreira.

Federação Portuguesa do Pulmão pede regresso de máscaras obrigatórias e teletrabalho
O vice-presidente da Federação Portuguesa do Pulmão, Jaime Pina, avisa que os casos vão continuar a crescer e que a matriz de risco "já está novamente no vermelho".

Jogadores do Mirandela sobem ao relvado acompanhados de cães abandonados para adotar
Os 11 animais "estão registados, esterilizados, com as vacinas em dia, com chip, e desparasitados interna e externamente".

"Sou jogador profissional e sou gay." Mundo do futebol aplaude coragem de Josh Cavallo
Josh Cavallo, de 21 anos, tornou-se o primeiro futebolista profissional a assumir homossexualidade.

Benfica interessado em Roger Fernandes, o menino que fez história em Braga
O empresário revela na TSF propostas loucas por Roger Fernandes.

Presidente brasileiro questiona exigência de vacina nos estádios
Jair Bolsonaro disse que queria ter ido assistir a um jogo do campeonato brasileiro na cidade de Santos, mas não o fez porque não está vacinado.

Grupo de 24 futebolistas venezuelanas denuncia assédio e abusos do ex-selecionador
Ministério Público anunciou uma investigação ao técnico.

País unido em homenagem a Sampaio. O luto nacional pelo "homem bom" e de lágrima fácil
Uma figura que reuniu consensos e as histórias de um Presidente que ficou para a História. Este é o dia em que morreu Jorge Sampaio, e a TSF dedica-lhe um especial, para acompanhar ao longo do dia.

"O homem que inventou a frase '25 de Abril sempre' merece ser o 25 de Abril"
"Foi ele que me disse: eu vou ser candidato à Câmara Municipal de Lisboa, e penso que seria excelente se conseguíssemos um entendimento entre o PCP e o PS." Carlos Brito, antigo dirigente do PCP, não esquece a aproximação que Jorge Sampaio promoveu numa candidatura inédita à Câmara de Lisboa. Não foi nada fácil vencer os preconceitos dentro do Partido Comunista, admite, mas Jorge Sampaio foi o símbolo do "aplanar das dificuldades". Por esse e outros motivos, o antigo dirigente comunista caracteriza o antigo autarca e Presidente da República como "uma das maiores figuras da nossa democracia ", manifestando, por isso, um "profundíssimo desgosto" pela sua morte.

Morreu João Aranha, o primeiro presidente da Liga de clubes de futebol
Em homenagem a João Aranha, que morreu aos 98 anos, será dedicado um minuto de silêncio nos jogos da quinta jornada da I e II ligas.
