- Comentar
Chegaram este sábado à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) os quatro astronautas que vão render a equipa do laboratório montado a 408 km do planeta Terra.
Depois de um dia de viagem do foguetão Falcon 9, os últimos cinco metros demoraram 15 minutos a percorrer. A cápsula Endeavour atracou com sucesso à ISS e depois da despressurização os astronautas puderam sair.
Foram recebidos na ISS o francês Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), os astronautas da NASA Shane Kimbrough e Megan McArthur, e o astronauta da Agência Aeroespacial Japonesa (JAXA) Akihiko Hoshide.
A missão Crew-2, da empresa Space X em parceria com a NASA é a segunda missão comercial tripulada à ISS e a primeira em que participam astronautas das agências espaciais associadas à NASA.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O Falcon 9 da empresa de Elon Musk usado nesta missão é 'reciclado': é o mesmo que foi utilizado na missão Crew-1, no final de 2020.
A cápsula Endeavour também foi reutilizada, é a mesma que a Space X usou na sua primeira missão tripulada de sempre, a Demo-2.

Leia também:
NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua
Os astronautas da NASA Robert Behnken e Douglas Hurley, que chegaram à ISS em maio, vão ficar a trabalhar com os recém-chegados, enquanto Michael Hopkins, Victor Glover, Shannon Walker e Soichi Noguchi, que passaram os últimos seis meses na ISS, deverão regressar à Terra no fim de abril ou início de maio.