Italiana é a primeira europeia a realizar passeio espacial. Veja o vídeo

Samantha Cristoforetti fez história ao tornar-se a primeira mulher europeia a caminhar fora da Estação Espacial Internacional ao lado do cosmonauta russo Oleg Artemyev.

A italiana Samantha Cristoforetti tornou-se, esta quinta-feira, a primeira mulher europeia a caminhar fora da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A astronauta está a ser acompanhada pelo cosmonauta russo Oleg Artemyev.

A missão começou às 15h00 (hora de Lisboa) e espera-se que a dupla passe cerca de seis horas e meia a mais de 400 quilómetros da superfície do planeta Terra.

Cristoforetti e Artemyev estão a realizar várias tarefas relacionadas com o novo braço robótico ERA (Braço Robótico Europeu). O equipamento de onze metros de comprimento, que foi colocado em órbita em julho de 2021, foi anexado ao módulo russo da Estação Espacial Internacional.

A saída conjunta da astronauta italiana, formada pela Agência Espacial Europeia, e do cosmonauta russo é a terceira missão do ERA.

O braço robótico europeu está envolvido numa polémica política, depois da Estação Espacial Europeia anunciar que iria interromper a sua colaboração com a agência russa para a missão russa ExoMars devido à invasão da Ucrânia.

Em forma de retaliação, o chefe da agência espacial russa, Dmitri Rogozin, "ordenou" aos cosmonautas russos na ISS que parassem de trabalhar no ERA.

Rogozin foi demitido na sexta-feira passada pelo Presidente Vladimir Putin, e a cooperação foi retomada.

Samantha Cristoforetti, engenheira e piloto de caça de 45 anos, já se deslocou ao espaço duas vezes. A italiana chegou à ISS a 27 de abril deste ano e detém o recorde de maior duração no espaço numa missão para uma mulher, com um total de 199 dias em órbita, entre 2014 e 2015.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de