- Comentar
Astronautas vão voltar a pisar a superfície da Lua com fatos brancos, como há mais de 50 anos, mas mais flexíveis, elegantes e resistentes ao ambiente hostil do satélite natural da Terra. Embora o protótipo apresentado seja preto, o fato que os astronautas vão usar no regresso à Lua será branco.
Relacionados
Mistério em Marte. Sonda da NASA descobre dunas de areia com forma de "círculo quase perfeito"
Itália investiga TikTok na sequência de desafio da "cicatriz francesa"
Um protótipo dos fatos foi esta quarta-feira apresentado em Houston, nos Estados Unidos, pela empresa aeroespacial norte-americana Axiom Space, com a qual a agência espacial norte-americana (NASA) contratualizou o serviço por 228,5 milhões de dólares (216,6 milhões de euros).
A NASA espera colocar novamente astronautas na superfície da Lua em 2025 - a primeira mulher e o primeiro negro - ao abrigo da missão Artemis III.
Apenas os Estados Unidos levaram astronautas a solo lunar, 12 ao todo, entre 1969 e 1972, durante o programa Apollo.
Como há mais de 50 anos, os fatos para caminhadas na Lua serão brancos, para que possam refletir o calor e manter os astronautas numa temperatura adequada.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O capacete terá uma série de luzes e uma câmara de vídeo de alta definição, enquanto o sistema de suporte de vida, onde o oxigénio é armazenado, ficará, como antes, localizado nas costas dos astronautas.
A Axiom Space, que organiza voos até à Estação Espacial Internacional, na órbita da Terra, espera ter no verão novas versões (mas não ainda a versão final) do modelo hoje apresentado para efeitos de treinos da NASA.
Durante a apresentação, um funcionário da empresa envergou um fato escuro, colocou-se de cócoras e rodou a cintura para demonstrar a sua flexibilidade.
Apesar dos melhoramentos previstos nos trajes para caminhar na Lua, os astronautas vão ter que continuar a usar fralda.