- Comentar
Acontece esta sexta-feira, 19 de novembro, o último eclipse lunar e único parcial deste ano. Em Portugal, só será visível nos Açores, onde a "Lua permanecerá na umbra durante 1 hora e 11 minutos até o seu ocaso".
O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) explica que, apesar de parcial, o eclipse lunar "estará próximo do total, pois a Lua estará na sua fase cheia, com 97% no cone de sombra da Terra".
No território continental não será possível observar o fenómeno. "A Lua entra na Penumbra pelas 6 horas, numa altura em que está bem baixa no horizonte", esclarece o OAL. "Após 5 minutos da Lua entrar na umbra ocorre o seu ocaso e deixa de ficar visível", acrescenta.
Na Madeira, o eclipse lunar parcial também não será favorável para observação, dado que "passados 23 minutos da Lua entrar na umbra ocorre o seu ocaso e deixa de ficar visível".
O ocaso da Lua ocorre por volta das 07h23 em Lisboa, 07h41 na Madeira e 07h29 em Ponta Delgada.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
De acordo com o OAL, o eclipse parcial da Lua é "um fenómeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra".
"Isto acontece sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. O eclipse parcial da Lua só pode ocorrer quando coincide com a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital", indica.
Este fenómeno será visível a partir da África Ocidental, Europa Ocidental, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália, do Oceano Atlântico e do Oceano Pacífico.