- Comentar
Vencedor da categoria "Arquitetura e Paisagem" na fase nacional do concurso, o Ventozelo Hotel & Quinta integra o lote restrito de dez vencedores globais daqueles prémios de reconhecido prestígio internacional.
Este ano, "o nível voltou a ser excecionalmente elevado", de acordo com a organização, que recebeu 447 candidaturas a este prestigiado concurso, criado para premiar empresas prestadoras de serviços de enoturismo.
As instalações e serviços são analisados em várias categorias - alojamento, restaurantes vínicos, arquitetura e paisagem, arte e cultura, experiências inovadoras de enoturismo, serviços de enoturismo, e práticas sustentáveis em enoturismo - por um júri nacional.
Os critérios em que se baseia a apreciação têm como base a qualidade dos serviços e instalações, a diferenciação, a inovação e originalidade da oferta, e o impacto no desenvolvimento do enoturismo e da região onde se inserem.
Vencedores nacionais das diversas categorias
A nível nacional, o concurso tem vindo a despertar interesse crescente, com aumento gradual de candidaturas nas várias categorias.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Os vencedores da edição de 2022 foram:
Alojamento: Quinta da Gricha
Arquitetura e Paisagem: Ventozelo Hotel & Quinta
Arte e Cultura: Caves Ferreira
Experiências Inovadoras em Enoturismo: Quinta da Aveleda
Restaurantes Vínicos: Vale do Tábua Wine & Tapas
Serviços de Enoturismo: Quinta das Carvalhas
Memória e tradição duriense na base da distinção global
O vencedor internacional foi conhecido e anunciado, posteriormente, após votação do júri constituído por representantes das cidades-membro da Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos (Great Wine Capitals Global Network) na cerimónia de encerramento da assembleia-geral anual deste organismo, realizado na cidade alemã de Mainz.
O Ventozelo Hotel & Quinta, localizado em Ervedosa do Douro (São João da Pesqueira), mereceu a escolha do júri internacional para integrar o lote restrito da dezena de vencedores globais, pelo facto de não ser apenas um hotel:
"É, sobretudo, uma quinta, habituada a receber com hospitalidade todos os que lá chegam, e que convida a desfrutar da paisagem soberba e a descobrir os vários espaços restaurados, que preservam a simplicidade das raízes das mais tradicionais quintas durienses", refere o site da organização.
Para além do estabelecimento representante das regiões do Douro/Porto e dos Vinhos Verdes, foram distinguidos:
Penfold"s Magill Estate (Adelaide, Austrália); Bodegas Vinícola Real (Bilbau, Espanha); Château Guiraud (Bordéus, França); Creation Wines (Cidade do Cabo e Cabo Winelands, África do Sul); Adrian & Diego Mathier Nouveau Salquenen SA (Lausanne, Suíça); Weingut Braunewell (Mainz, Alemanha); Bodega Los Toneles-Abrasado (Mendoza, Argentina); Charles Krug (São Francisco - Napa Valley, EUA) e Zýmē (Verona, Itália).
Entretanto, o público tem oportunidade de votar no seu projeto de enoturismo preferido: a votação decorre até 12 de novembro, sendo os resultados conhecidos três dias depois.