- Comentar
O principal assessor do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi alvo de uma tentativa de assassínio, com disparos contra o automóvel em que seguia, que feriram o seu motorista, informou a polícia ucraniana esta quarta-feira.
O carro foi atingido por mais de 10 disparos de arma de fogo, em Lisnyky, na região de Kiev, de acordo com um comunicado das forças de segurança ucranianas.
Sergei Shefir, o principal assessor de Zelensky, não ficou ferido no ataque, de acordo com as informações da polícia.
O motorista ficou "gravemente ferido", segundo uma publicação do ministro do Interior ucraniano, Antón Geráshchenko, na rede social Facebook, que indicou que os tiros foram disparados com armas automáticas, a partir de uma zona de floresta.
O gabinete do Presidente associou o ataque à política de Zelensky contra as "oligarquias".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
O Governo ucraniano elaborou um projeto de lei que, entre outras coisas, cria um cadastro especial de oligarcas, que serão impedidos de financiar partidos e comprar empresas estatais em grandes processos de privatização.
"Certamente associamos este ataque a uma campanha agressiva e até militante contra a política ativa do chefe de Estado", disse o assessor do chefe do gabinete do Presidente, Mikhail Podolyak, ao jornal ucraniano Vesti.
É "uma política que visa reduzir significativamente a influência tradicional dos oligarcas à sombra nos processos sociais, bem como remover grupos políticos e financeiros que trabalham abertamente para os nossos adversários estrangeiros", afirmou.
O Presidente Zelensky encontra-se, no momento, em Nova Iorque para participar na Assembleia Geral da ONU.