- Comentar
O presidente dos EUA, o democrata Joe Biden, alertou na quarta-feira para a intenção dos republicanos de quererem cortar em programas sociais, como o Medicare, e na Segurança social.
Depois de o fazer durante o discurso do Estado da União, o que suscitou apupos entre os republicanos indiciando uma viragem deste partido, após anos em que o defendeu explicitamente, Biden voltou a fazê-lo durante uma deslocação ao Estado do Wisconsin.
A história está cheia de republicanos de vulto, desde o presidente George W. Bush, que pretendiam privatizar ou reduzir estes programas sociais.
À medida que as negociações orçamentais progridem, a Casa Branca tenciona usar a história a seu favor.
"Eles não gostaram do que eu disse", comentou Biden, durante uma intervenção em instalações sindicais, em DeForest.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Aí, recordou as posições dos senadores republicanos Ron Johnson Mike Lee para insistir que estes querem atacar a Segurança social e o Medicare (seguro de saúde público para pessoas com mais de 65 anos, jovens portadores de deficiência ou rendimentos baixos).
Recordando as objeções dos republicanos durante o seu discurso, Biden disse: "Quando lhes lembrei isto na noite passada, (a reação deles) parecia que concordavam em tirar estes cortes de cima da mesa", relativizando de imediato: "Bem, espero que seja verdade. Mas só acredito quando vir".
Esta eventual mudança política dos republicanos está a acontecer em tempo real, o que influencia a definição dos parâmetros das negociações orçamentais, quando Biden e o Congresso procuram chegar a um plano para subir o limite da dívida, a definir até ao verão.
O presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Kevin McCarthy, insistiu que cortes no Medicare e Segurança Social estão "fora de questão" - e muitos republicanos da Câmara e do Senado concordaram veementemente com Biden, durante o seu discurso, apesar de alguns trem chegado a insultar o presidente, ao chamar-lhe 'mentiroso', quando este sugeriu que os republicanos estavam a propor cortes nestes programas.
Mas desconhece-se o que os republicanos vão exigir em troca destes cortes, uma vez que pretendem reduzir a despesa federal.