- Comentar
Alguns pasteleiros chineses começaram a comercializar bolos com a forma de Bing Dwen Dwen, a mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim. Contudo, a organização começou a proibir as pastelarias de vender devido a direitos de licenciamento.
As autoridades da região estão a investigar diversos negócios que aproveitaram a popularidade da mascote para vender sem autorização.
Uma pastelaria na zona do sudeste de Jiangsu foi reportada por locais à polícia por estar a publicitar o novo produto, mas foi prontamente proibida "pela falta de autorização", dizem as autoridades.
"Bolos de 15 centímetros com a forma de Bing Dwen Dwen foram encontrados e a loja estava a vender três exemplares por 600 yuan (cerca de 83,50 euros)" disse um supervisor de lojas da cidade chinesa de Nantong.
"Os direitos de propriedade intelectual, como as patentes e copyrights do Bing Dwen Dwen são da responsabilidade do Comité dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim", diz uma nota oficial da prova.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Uma loja de doces na cidade de Shantou também foi impedida de vender bolos da mascote e com a forma anéis olímpicos.
Com o ano novo chinês a coincidir com os Jogos Olímpicos de Inverno, a produção de brinquedos com a forma da mascote diminuiu e há pessoas a vender os produtos a mais de dez vezes além do valor original, 200 yuan ou 27,80 euros.
Os Jogos Olímpicos de Inverno começaram a 4 de fevereiro e terminam no dia 20 deste mês, em Pequim, capital da China.