- Comentar
O Brasil autorizou esta segunda-feira ensaios clínicos de uma potencial vacina contra a Covid-19 financiada pela empresa chinesa Sichuan Clover Biopharmaceuticals, e que será o sexto imunizante a ser testado no país.
A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador de medicamentos no país, numa nota que destacou que a terceira fase da investigação do medicamento será realizada no Brasil.
"A vacina candidata (SCB-2019) é uma proteína recombinante de fusão de trímero da espícula (S) do SARS-CoV-2 [vírus que provoca a doença Covid-19] co-administrada com um adjuvante CpG 1018/Alum, em duas doses com intervalo de 22 dias entre as doses", explicou a Anvisa.

Leia também:
Um morto e 220 novos casos de Covid-19 em Portugal. Rt desceu para 1
A agência reguladora também destacou que o ensaio clínico deste medicamento deverá "incluir até 22 mil voluntários distribuídos entre países da América Latina, além da África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polónia e Reino Unido".
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
No Brasil, planeia-se incluir 12 100 voluntários, dos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e o Rio de Janeiro.
Para conceder o seu aval, a agência reguladora brasileira analisou dados de etapas anteriores dos estudos, incluindo resultados preliminares de ensaios clínicos já em andamento.

Leia também:
Governo britânico proíbe viagens da Índia devido a nova variante
"Os resultados obtidos até agora demonstraram um perfil de segurança aceitável para a vacina candidata", frisou a Anvisa.
Este é o sexto estudo de fase três de potenciais vacinas contra a Covid-19 autorizadas pelas autoridades brasileiras.
No último ano, foram testadas em território brasileiro fórmulas do laboratório chinês Sinovac e da farmacêutica americana Pfizer, além dos antígenos da AstraZeneca, desenvolvido em conjunto com a Universidade de Oxford, e o da Janssen, braço farmacêutico da Johnson&Johnson.
No dia 8 de abril, a Anvisa autorizou a fase 3 dos ensaios clínicos de um outro medicamento que ainda está a ser desenvolvido pela farmacêutica canadense Medicago. A empresa realizará no Brasil testes de fase três que devem incluir cerca de 3,5 mil participantes.
Com cerca de 210 milhões de habitantes, o Brasil é atualmente o segundo país com mais mortes por Covid-19 no mundo e já acumula um total de 373 335 óbitos e 13,9 milhões de casos confirmados da doença.
A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3 020 765 mortos no mundo, resultantes de mais de 141,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa, AFP.