- Comentar
Os talibãs intensificaram, nas últimas horas, a ofensiva na província de Panjshir, no norte do Afeganistão, a única de 34 regiões ainda não conquistada pelo grupo fundamentalista, atacando em todas as direções e causando baixas nos dois lados.t
"Só nas regiões de Unaba e Darband, em Panjshir, morreram 31 soldados, mas os taliban avançaram em várias outras frentes da província, tendo o inimigo sofrido pesadas baixas", afirmou hoje o porta-voz dos taliban Bilal Karimi à agência de notícias espanhola Efe.
"O inimigo está cercado em Panjshir", acrescentou, referindo-se à Frente da Resistência Nacional, formada por guerrilheiros locais e militares do Governo afegão deposto, que se refugiaram nesta região.
Os taliban pediram ainda o apoio dos milhares de combatentes que estão nas várias províncias próximas para atacar Panjshir, disse uma fonte que pediu anonimato à Efe.
Segundo referiu, os reforços das províncias vizinhas de Kapisa e Parwan estão a atacar os distritos de Unaba e Rokha, enquanto os combatentes da província oriental de Laghman se concentram no distrito de Paryan e os do Norte de Baghlan no distrito de Khinj.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"Capturámos dezenas de postos de controlo do inimigo" em Panjshir, assegurou.
Por seu lado, pelo menos duas fontes da Frente de Resistência Nacional Panjshir revelaram à Efe que a maioria dos ataques dos taliban foi repelida e que o grupo fundamentalista sofreu inúmeras baixas.
"Os taliban perderam centenas de combatentes, deixaram cadáveres nas montanhas e retiraram-se de algumas zonas", adiantaram.
Atualmente Panjshir é a única das 34 províncias afegãs que não está sob controlo islâmico, depois de os taliban terem conquistado as restantes 33 regiões em menos de duas semanas, culminando com a conquista de Cabul em 15 de agosto.
As forças em Panjshir são lideradas pelo ex-vice-presidente afegão Amrullah Saleh, o novo presidente autoproclamado do Afeganistão depois de o ex-Presidente, Ashraf Ghani, ter fugido do país durante a tomada de Cabul, e por Ahmad Massoud, filho do falecido comandante afegão Ahmad Shah Massoud, "o leão do Panjshir", que se tornou uma lenda por ter enfrentado os soviéticos e os taliban.
Panjshir também foi o centro da resistência contra o grupo extremista durante o anterior regime taliban, entre 1996 e 2001, que terminou com uma invasão dos Estados Unidos em 2001.