- Comentar
A Coreia do Sul disparou tiros de aviso, esta segunda-feira, contra drones norte-coreanos que violaram o seu espaço aéreo, anunciaram os militares sul-coreanos. As autoridades sul-coreanas não informaram, no entanto, se os drones foram abatidos.
Relacionados
Coreia do Sul deteta dois lançamentos de mísseis norte-coreanos
Coreia do Sul afirma que Pyongyang disparou míssil semelhante ao russo S-200
Coreia do Norte promete resposta militar "firme" aos exercícios EUA-Coreia do Sul
Enquanto combatia os drones, um avião ligeiro da Coreia do Sul KA-1 despenhou-se pouco depois de deixar a sua base Wonju, no leste do país, avança a agência Reuters. Os seus dois pilotos conseguiram escapar e estão agora no hospital.
O Ministério dos Transportes da Coreia do Sul tinha afirmado, antes do ataque, que os voos com partida dos aeroportos de Incheon e Gimpo tinham sido suspensos na sequência de um pedido dos militares.
A Coreia do Norte já havia divulgado o seu programa de drones e autoridades sul-coreanas afirmaram que os norte-coreanos teriam cerca de 300 destes aparelhos.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Contudo, é a primeira vez que os drones norte-coreanos entram no espaço aéreo sul-coreano desde 2017. Este incidente acontece três dias após a Coreia do Sul ter dito que a Coreia do Norte testou dois mísseis balísticos de curto alcance nos últimos testes de armas.
Este ano, a Coreia do Norte realizou um número sem precedentes de testes de mísseis. Recentemente, os norte-coreanos também afirmaram ter realizado grandes testes necessários para lançar o seu primeiro satélite espião e um míssil balístico intercontinental capaz de atingir o território continental dos Estados Unidos.

Leia também:
Coreia do Sul deteta dois lançamentos de mísseis norte-coreanos