- Comentar
O edifício número 40 da rua Prospect Myru, na Avenida da Paz, em Mariupol, sobreviveu a duas guerras mundiais, mas acabou destruído durante a invasão russa. Outrora colorido, está agora destruído e manchado de cinzas.
Relacionados
Rússia intensifica ataques no Sul e no Leste da Ucrânia
Britânicos capturados por russos pedem para serem trocados por oligarca
Moscovo diz mobilizar onze mil militares para o desfile de 9 de maio
As imagens que mostram o passado e presente do local foram partilhadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia esta segunda-feira.
Nesta cidade, situada no sul do país, perto do mar de Azov, ainda estão cerca de 100 mil pessoas - do meio milhão de habitantes que ali viviam antes do início da guerra - quase sem alimentos, água ou outros bens essenciais.
A Rússia lançou, na madrugada de 24 de fevereiro, uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A guerra causou a fuga de cerca de 12 milhões de pessoas, mais de cinco milhões das quais para os países vizinhos. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia também:
Zelensky diz que começou "batalha pelo Donbass". Britânicos pedem para serem trocados por oligarca
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE A GUERRA NA UCRÂNIA